Do que/quem você tem saudade?

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Do que/quem você tem saudade?

Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai
(Vinícius de Moraes)

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Esse sentimento que todo mundo já experimentou – e que povoa o imaginário de escritores e poetas, músicas, versos e prosas – é comemorado hoje (30/01) aqui no Brasil. 

A origem da palavra saudade vem do latim solitas, que significa solidão. No mundo inteiro, existem mitos e curiosidades sobre a palavra, a qual muitos acreditam ser exclusiva da língua portuguesa. Mas a verdade é que ela existe em outros idiomas, embora tenha sido apontada pela empresa britânica Today Translations, após ouvir a opinião de mil tradutores, a sétima palavra mais difícil de se traduzir, por todos os sentimentos, sentidos e significados que ela carrega. Em polonês por exemplo, a palavra saudade recebe um termo exato: tesknota. Ela também consta na língua alemã, sehnsucht, apresentando praticamente o mesmo significado da nossa saudade.

E você, do que sente saudade?

Natasha Mendes, da Secretaria de Comunicação Social, sente saudade do avô, falecido em 1997, da infância e da viagem maravilhosa que em julho de 2014 para a Europa. 

Ana Lúcia, secretária do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), diz sentir saudade da vida de criança. “Naquela época nós não tínhamos nenhuma preocupação, só sabíamos brincar, não existia maldade. Também sinto saudade dos meus pais, dos meus parentes que moram em Minas Gerais”. Júlio Nascimento também sente saudade da infância, “saudade do tempo em que eu corria na rua e não tinha que pagar conta, rs”.

Josélia da Silva, da equipe de segurança, fala que sente saudade de seu pai. “Ah, eu sinto muitas saudades do papai e dos nossos momentos. Ele faleceu há muito tempo, eu ainda era criança”. 

Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é

A dor que já não me dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou
O que deixou alegria
Só porque foi e voou
E hoje é já outro dia
(Fernando Pessoa)

 

Comunicação Institucional