DPJ apresenta resultados do CNJ Acadêmico

  • Post category:Notícias

 

O Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) realiza, nesta quinta e sexta-feira, seminário para apresentar os resultados obtidos no primeiro ano de execução do CNJ Acadêmico. O evento acontece no Plenário do CNJ e conta com a participação do Secretário-Geral, juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria e do Conselheiro Wellington Saraiva.

 

O encontro pretende divulgar o andamento das teses de mestrado e doutorado que estão sendo desenvolvidas por meio do CNJ Acadêmico, com a supervisão da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De acordo com a diretora do DPJ, Janaína Penalva, a parceria entre as instituições visa estimular e viabilizar a produção de dissertações e teses em áreas de interesse do Poder Judiciário.

A abertura do seminário conta com a presença do Secretário-Geral do CNJ, Fábio Cesar dos Santos Oliveira, e do representante do Coordenador Geral de Programas Estratégicos, Manoel Santana Cardoso. Durante o seminário, serão apresentadas, em forma de painéis, nove pesquisas selecionadas pelo Capes, conforme Edital n. 20/2012/CAPES/CNJ. Os estudos tratarão de temas como juizados especiais, informatização do Judiciário, atuação do CNJ, sistema penal, entre outros.

O CNJ Acadêmico destina-se a instituições públicas e privadas brasileiras que possuam programas de pós-graduação stricto sensu, reconhecidos pela Capes, com área de concentração ou linha de pesquisa relacionada aos temas especificados no edital. O programa apoia propostas que promovam a realização e a divulgação de pesquisas científicas em áreas de interesse prioritário para o Poder Judiciário nas universidades brasileiras.

Geysa Bigonha
Comunicação Interna