
A técnica é direcionada a gerentes de projetos no CNJ, mas pode ser usada por quem se interessar na metodologia.
Um novo modelo de gestão com foco orientado aos conceitos de gerenciamento de portfólio de programas e projetos foi adotado pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI). Nesse sentido, entre outras ações, foi criado o Escritório de Projetos de Tecnologia da Informação, EGP-DTI ou PMO-DTI.
A função do Escritório de Projetos é atuar no monitoramento e no acompanhamento do portfólio de programas, de projetos e de planos de ação de tecnologia da informação do CNJ e realizar semanalmente o acompanhamento junto aos gerentes de projetos do DTI. Essa ação contribui na condução dos projetos de forma alinhada com os interesses estratégicos do DTI. Também é função do Escritório de Projetos do DTI prestar apoio, assessoramento e aconselhamento no tocante ao gerenciamento desse portfólio.
Metodologia
Nesse contexto, a fim de apoiar os gerentes, as equipes de projeto e os apoiadores do Escritório de Projetos do DTI, bem como qualquer colaborador que queira adquirir conhecimentos ou aprimorar suas competências na área de gerenciamento de projetos, programas e planos de ação, foi instituída a Metodologia de Gerenciamento de Projetos (MGP-TI), versão 1.0.
A MGP-TI reúne boas práticas de gerenciamento de projetos, tendo como parâmetro o documento PMBOK® 6ª Edição (Project Management Body of Knowledge), preconizado mundialmente pelo Project Management Institute – PMI.
A Metodologia foi elaborada como instrumento para auxiliar o DTI em todo o ciclo de vida de suas iniciativas formais (projetos, programas e planos de ação). A MGP também está disponível para outras áreas do CNJ e para outros órgãos que eventualmente queiram utilizá-la como referência na gestão de suas próprias ações, programas e projetos. Acesse aqui a página do Escritório de Projetos e seus documentos.
DTI/SECIN
