Além das ações realizadas, o Relatório também demonstra a Estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação – Biênio 2018/2020.
O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, em cumprimento aos princípios da transparência e da eficiência, divulga o Relatório Executivo DTI, concernente ao período de outubro de 2018 a junho de 2019.
O documento relata, de forma sintética, as principais atividades estratégicas produzidas pelo Departamento de TIC deste Conselho Nacional de Justiça, a partir das ações elencadas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC, em consonância com o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC), assim como com a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD).
O Relatório apresenta o que foi realizado relativamente a temas como Processo Judicial Eletrônico, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, Governança e Gestão de TIC, Big Data e outros que são parte do processo de Transformação Digital. Foram dispostos quadros demonstrativos das atividades empreendidas pelo DTI entre o último trimestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019.
Ressalta-se que as ações de TI são distribuídas em 5 (cinco) trilhas temáticas, quais sejam: Governança e Gestão de TIC, Sistemas Nacionais, PJe, Infraestrutura Tecnológica/Contratações de TIC e Transformações Digitais/Inovação, e são sustentadas pelos pilares fundamentais da Transparência, da Eficiência e da Inovação.
No que tange às contratações de TIC, o Relatório apresenta gráficos, tanto da dotação orçamentária prevista para essas contratações, como das despesas empenhadas dentro do período de janeiro a junho de 2019.
Interessante destacar que o documento contempla ainda a visão de futuro do DTI, que está alinhada ao disposto no PDTIC-2019/2020, no qual se destacam os principais desafios e oportunidades futuras para o segundo semestre de 2019. As metas estabelecidas no Plano Diretor são pertinentes à cada área componente do DTI e assim são realizadas, de forma colaborativa, sempre vislumbrando trazer mais efetividade aos resultados apresentados.
Por oportuno, o DTI se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o conteúdo do Relatório. Basta enviar e-mail: coag@cnj.jus.br.
DTI
