A Seção de Seleção e Aperfeiçoamento (Sesap) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou relatório com o desempenho do setor em 2010. Dentre as principais ações da seção, destacam-se o treinamento de servidores, a oferta de cursos a órgãos da justiça, a produção de artigos e a realização de pesquisas nos tribunais de justiça. De acordo com o relatório, o aprimoramento da gestão de pessoas e a capacitação da administração judiciária foram elementos prioritários na melhora estratégica dos núcleos judiciários em todo o país. Em 2009, 145 foram aprovados em todos os cursos oferecidos pela Sesap do CNJ. Em 2010, o número mais que triplicou: foram quase 500, no total. Somente para o desempenho das funções de tutores e coordenadores dos cursos de formação foram capacitados mais de 380 servidores e magistrados.
Um levantamento do nível ocupado pelos tribunais em termos de Educação a Distância também foi aplicado em 85 tribunais. Doze cursos ministrados pelo CNJ puderam ser compartilhados com os órgãos judiciais em 2010, após a autorização do então secretário-geral.
Segundo o chefe da Seção de Seleção e Aperfeiçoamento, Diogo Albuquerque Ferreira, o maior avanço em relação ao ano anterior foi a pesquisa feita nos tribunais e a posterior aplicação dos cursos, em razão do diagnóstico das principais carências dos órgãos de justiça. “A partir da primeira edição do fórum, em 2009, tivemos iniciativas que nos renderam vários frutos. Um deles foi a pesquisa, que inclusive, gerou o compartilhamento dos cursos”, ressaltou.
Carolina Nahuz
Agência CNJ de Notícias
