Educação a Distância no CNJ é tema de fórum internacional

  • Post category:Notícias

A experiência do CNJ na utilização e disseminação da metodologia de educação a distância foi tema do 11º Fórum Internacional de Software Livre. O evento ocorreu em Porto Alegre/RS de 21 a 24 de julho e reuniu quatro mil usuários e especialistas em software livre.

O servidor do CNJ Diogo Albuquerque Ferreira participou do painel “Tecnologias Livres em Educação a Distância”. Ele falou sobre a utilização no CNJ e nos demais órgãos do Poder Judiciário do software livre Moodle. Em recente pesquisa realizada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas do CNJ, constatou-se que 67% dos tribunais já utilizam o Moodle. “Como gestores públicos temos a responsabilidade de utilizar os recursos orçamentários da melhor forma possível. A relação custo-benefício oferecida pelo software livre não pode ser ignorada. Ainda existe resistência, mas os ganhos a médio e longo prazo valem o esforço”, afirma Diogo.

Além do Moodle, o CNJ utiliza outros softwares livres, seguindo recomendação do Comitê de Gestão dos Sistemas Informatizados do Poder Judiciário (CNG-TI) para dar preferência a esse tipo de programa.

O que é o Moodle? – Criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas, o Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizagem voltado a programadores e acadêmicos da educação, destinado à criação de ambientes virtuais destinados à aprendizagem colaborativa e a comunidades on-line.

Existem mais de 50 mil sites registrados, em 214 países, que utilizam o Moodle. No Brasil as principais universidades que oferecem cursos de graduação e pós-graduação a distância utilizam essa ferramenta. O Ministério da Educação (MEC) recomenda às universidades que aderiram ao Universidade Aberta do Brasil (UAB) utilizarem o Moodle.

Vantagens dos softwares livres:
– É gratuito. A administração não gasta com licenças de uso;
– Possui uma comunidade de desenvolvedores, trabalhando para aperfeiçoar o software
– É possível alterá-lo para e customizá-lo de acordo com a necessidade de cada órgão
– É possível compartilhar soluções e boas práticas

Fórum Internacional Software Livre (fisl) – considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo. O Fórum é promovido, organizado e realizado pelo Projeto Software Livre Brasil e pela Associação Software Livre.Org – ASL. O fisl se tornou um ponto de encontro anual, de pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo para debates técnicos e estratégicos sobre o desenvolvimento e o uso do Software Livre.

O fisl conta com a participação de empresários, gerentes e administradores de grandes estatais e multinacionais, professores, pesquisadores, estudantes, profissionais das áreas privada e pública, bem como o público em geral.

GB/DA