Todos os 1.861.622 eleitores do Distrito Federal serão obrigados a fazer identificação pelo sistema biométrico, que usa as impressões digitais. O objetivo é reduzir a possibilidade de fraude, ampliar a segurança e tornar mais rápida a votação. O cadastramento é gratuito e deve ser agendado pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) – www.tre-df.jus.br – ou pelo telefone 3048-4000, das 12 às 18 horas.
No dia, na hora e no cartório escolhidos, o eleitor deverá apresentar o título de eleitor, documento de identificação e comprovante de domicílio. O atendimento pode ser realizado em qualquer um dos 21 cartórios e seis postos eleitorais. A lista com o telefone e endereços dessas unidades de atendimento pode ser obtida em http://www.tre-df.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais.
O agendamento também deve ser feito pelos eleitores cujo voto é facultativo – maiores de 70 anos, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos. Quem for tirar título de eleitor pela primeira vez irá fazê-lo pelo sistema biométrico, que usa as impressões digitais. Uma foto será tirada do eleitor. Os homens maiores de 18 anos, que forem tirar o título pela primeira vez, devem apresentar, também, o certificado de quitação do serviço militar.
Além do cancelamento do título de eleitor e de não poderem exercer o direito de voto, aqueles que não se recadastrarem até 31 de março de 2014 terão de pagar multa e, entre outras medidas restritivas, não poderão tirar passaporte nem assumir cargo público enquanto estiverem em dívida com a Justiça Eleitoral.
Desde o início do recadastramento biométrico dos eleitores do Distrito Federal, em 25 de fevereiro, o TRE agendou o atendimento de 23.044 eleitores. Desses, 16.935 estão agendados para o mês de março e 6.109 para abril.
Agenda lotada
Segundo levantamento, cinco cartórios e um posto eleitoral já não dispõem de espaço na agenda para atender eleitores neste mês de março.
O Cartório da 1ª Zona Eleitoral da Asa Sul já teve sua lotação esgotada com 1.275 agendamentos. A 9ª Zona do Guará computou 1.275, a 11ª Zona Eleitoral do Cruzeiro, com capacidade de agendamento também esgotada, registrou 510. A 14ª Zona Eleitoral que fica na Asa Norte fechou a agenda com a previsão de 765 atendimentos. A 18ª Zona Eleitoral localizada no Lago Sul realizou 765 agendamentos e o Posto Eleitoral de São Sebastião, 225.
Para o mês de abril, os Cartórios da 11ª e da 14ª Zonas Eleitorais já estão com suas agendas lotadas, contabilizando 2.200 atendimentos.
Geysa Bigonha, com informações do TRE/DF.
