Em entrevista, servidora fala sobre o Levantamento de Necessidades de Treinamento

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No último dia 12, foi aberto o processo de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT) para o ano de 2015, realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Até o dia 6 de fevereiro, é necessário que cada gestor responsável, indicado pela unidade, reúna-se com o seu setor para identificar e discutir conhecimentos prioritários e necessários, além de sugerir ações educativas com a intenção de desenvolver as competências dos servidores. 

 

Eva Matos, chefe da Seção de Educação Corporativa da SGP, fala sobre os benefícios do processo para os servidores e estimula os colegas a participarem do levantamento. Confira!

1. Quais os benefícios, em geral, do LNT para o CNJ?

Eva Matos: É fundamental entendermos a necessidade das unidades no que se refere à capacitação. Cada unidade, a partir do diagnóstico dos servidores, deverá apontar as principais competências a adquirir, desenvolver ou mesmo aperfeiçoar.  Esse levantamento é fundamental para a Secretaria de Gestão de Pessoas planejar, organizar, executar e avaliar as ações de capacitação. A partir do levantamento poderão ser oferecidos treinamentos específicos voltados para as reais necessidades das unidades. Com o desenvolvimento de novas competências, espera-se que o CNJ alcance melhores resultados.

 

2. Todos os setores do CNJ são obrigados a participar? 

Eva Matos: Todos os setores do CNJ estão convidados a participar respondendo questionário e participando das reuniões. Caso contrário, o levantamento não irá representar a realidade de todo o CNJ e os treinamentos oferecidos ao longo de 2015 poderão não estar voltados para a realidade dos setores. A Secretaria de Gestão de Pessoas não poderia definir as necessidades sem a participação de todos. Ninguém sabe melhor quais as competências necessárias do que a própria unidade que sente dia a dia as dificuldades no planejamento e execução de um trabalho. Além de tudo, a participação de todas as unidades possibilitará o alinhamento de demandas similares com outras unidades. O objetivo é alavancar o CNJ como um todo.

 

3. Quais os benefícios dos treinamentos específicos oferecidos a partir do LNT para os servidores do CNJ e os setores participantes?

Eva Matos: Com o LNT podemos oferecer ações de capacitação que atenderão demandas específicas das áreas e aquelas consideradas essenciais para o CNJ cumprir sua missão. Os servidores estarão mais bem preparados para lidar com suas responsabilidades e ficarão mais satisfeitos com os treinamentos realizados.

Se obtivermos um diagnóstico adequado das necessidades de treinamento, podemos conduzir o processo de capacitação de forma mais eficaz. As capacitações serão mais assertivas, e os servidores ficarão mais satisfeitos com os resultados.

 

4. Em quais aspectos esse estudo influencia no processo de capacitação?

Eva Matos: O LNT é o primeiro passo de todo o processo de capacitação, é a base para planejar, organizar, executar e avaliar as ações de capacitação. E, por ser o primeiro passo, é um dos mais importantes pois irá nortear todas as etapas subsequentes. 

 

5. De acordo com o resultado dos estudos, como será feito o processo de capacitação?

Eva Matos: Com base nas informações prestadas pelo LNT, agrupamos as necessidades similares para supri-las por meio de eventos internos e turmas fechadas para o CNJ ou em parceria com outros órgãos do Judiciário. Em se tratando de demandas muito específicas, que não contemplem número suficiente de participantes, auxiliamos as unidades na identificação de cursos existentes no mercado.

 

Comunicação Institucional