Entenda o novo portal do CNJ

  • Post category:Notícias

No ar desde o dia 2 de março o novo portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está mais ágil, organizado e interativo. O projeto e o novo layout foram apresentados pela Assessoria de Comunicação Social do CNJ e desenvolvidos pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).

 

Uma das principais mudanças foi a redução do número de links na página inicial e o acesso mais fácil às informações de forma que o internauta precise dar menos cliques para encontrar o que deseja. Todas as informações podem ser localizadas no menu horizontal no alto da página, no menu vertical à direita ou no rodapé. E para facilitar a navegação e a busca de conteúdo, alguns espaços foram deslocados e outros tiveram os nomes alterados.

O menu da lateral direta da página principal está estruturado de forma a reunir as informações para cada público-alvo. Os espaços estão divididos entre Cidadão, Magistrado, Advogado, Imprensa e Servidor. Em cada um deles existem links para notícias, vídeos, fotos e serviços especialmente relacionados ao leitor daquele espaço.

A área “Destaques” do site antigo não existe mais, mas foi agrupada em um único gerenciador de banners, também localizado na página principal. Antes o espaço com serviços ao cidadão estava espalhado em links pelo site, mas agora ganhou destaque na página principal, facilitando o acesso dos usuários.

O espaço “Atos do Conselho” agora se chama “Atos Administrativos”, localizado no menu horizontal, mas com os mesmos conteúdos relacionados. A área de Transparência manteve o nome, porém tem mais informações agrupadas. A parte destinada à Corregedoria sofreu reformulação e ganhou uma página mais atraente e contendo todos os vídeos, notícias e fotos relacionados à unidade.

A Rede do Judiciário foi desmembrada para Sistemas e alguns dados passaram a ser restritos. O correio eletrônico pode ser acessado pelo link Sistemas ou pelo espaço do Servidor, que também abriga o contracheque on-line. Os Fóruns de Discussão agora fazem parte da área de Gestão, Planejamento e Pesquisa no rodapé da página. A nova área do Poder Judiciário acolhe os portais dos tribunais, as informações de concursos e todas as metas do Judiciário, que antes estavam separadas em vários espaços.

As consultas processuais podem ser feitas pela página inicial ou pelo link Sistemas. As informações institucionais foram reunidas no espaço “Sobre o CNJ”, onde o usuário pode conhecer um pouco mais sobre o Conselho e quem faz parte dele. O espaço “Publicações” ganhou lugar cativo na última coluna do rodapé. A Sessão CNJ agora reúne todas as informações relacionadas ao Plenário, como as pautas que serão discutidas, os horários das sessões e as consultas aos processos eletrônicos.

A área “Agência CNJ” não existe mais e todas as notícias passam a ser encontradas no espaço Imprensa. Cada matéria agora dispõe de uma tag (CNJ ou Judiciário) que avisa de onde é a notícia que será lida, o que permite ao  leitor procurar somente as informações do setor que deseja. Os clippings de jornal e televisão estão dispostos na página principal, assim como o programa de rádio “CNJ no Ar”, o que não existia no site antigo. Os links para as mídias sociais do CNJ como Twitter, You Tube e Flickr estão mais visíveis no novo portal, permitindo acesso mais rápido.

 

Mariana Oreiro

Comunicação Institucional