A Hipertensão Arterial é um dos principais fatores de risco para doença cardiovascular, responsável por aproximadamente 50% dos óbitos decorrentes de doença coronariana e 65% por acidente vascular encefálico.
![]() |
Estudos sugerem que, na maioria dos países, cerca de 1/3 a 1/4 da população apresenta níveis elevados de pressão arterial. O que no Brasil significaria dizer que dos cerca de 200 milhões de habitantes teríamos entre 50 e 60 milhões de brasileiros com níveis pressóricos elevados, e pasme, você poderá estar entre eles! |
Os fatores de risco que agem significativamente para o aumento da probabilidade de desenvolvimento da hipertensão arterial são: idade, raça, excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas, a ingestão excessiva de sal, inatividade física e o estresse. Agora vamos conversar sobre cada um dos fatores separadamente:
Idade: A pressão arterial eleva-se com a idade, tanto em homens como em mulheres.
Raça: Quando nos referimos à raça além do critério puramente racial devemos observar também os hábitos de vida, comportamentos e origem dos ancestrais. Observados esses, as pesquisas americanas detectaram prevalência de hipertensão em 60% da população adulta negra em comparação com 38% do mesmo recorte da população branca. Traduzidos os dados em possibilidade de desenvolver hipertensão temos que a população negra corre quase 2 vezes mais risco de desenvolver hipertensão arterial que a população branca.
Inatividade Física: O exercício tem sido recomendado para prevenção, tratamento e controle da hipertensão arterial. O efeito da atividade física sobre a pressão arterial não é dependente da redução de peso; combinados, os dois efeitos são extremamente benéficos para a redução dos níveis pressóricos arteriais, entretanto, mesmo sem redução de peso corporal, a atividade física tem efeito marcante para a redução de pressão arterial.
Agora que falamos sucintamente sobre os fatores mais marcantes e desencadeantes de hipertensão, reflita. Veja se você, na sua rotina, reproduz algumas das situações descritas que poderiam potencializar o aparecimento da hipertensão arterial na sua vida. Se a resposta for sim, procure a equipe de Enfermagem do STF. Estamos a sua disposição para orientações sobre como evitar e combater a Hipertensão Arterial.
Informações retiradas da obra: Hipertensão in Fatores de Risco para Hipertensão Arterial por Sandra Costa Fuchs.
Por Marcos Antonio Alves da Silva
________________________________________________________________
Fonte: texto reproduzido do Supremo em Dia
