No dia 4 de fevereiro, o Facebook (FB) completou 10 anos de existência. Nesse tempo, modificou hábitos, criou outros e causou mudanças significativas na vida pessoal e no mundo corporativo.
Com mais de 1 bilhão de usuários, o FB é a maior rede social do mundo. Em princípio, o site foi criado como forma de entretenimento para alunos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, mas acabou se tornando uma rede social para conversa, compartilhamento e até organização de movimentos sociais.
Um em cada dois habitantes do planeta que tem acesso à Internet está cadastrado no Facebook.
Diante do gigantesco número de adeptos e, consequentemente, da repercussão que a troca de informações nesses espaços digitais proporciona, algumas regras de comportamento e de convivência devem ser levadas em conta para preservar o usuário. Pensando nisso, a equipe de comunicação institucional do Conselho Nacional de Justiça traz algumas dicas de como se relacionar e como construir uma imagem positiva nas redes sociais. Confira:
1. No caso de redes profissionais, fale de assuntos profissionais – procure falar sobre temas de interesse da organização em questão e que estão de acordo com seus valores;
2. Dê sempre opiniões construtivas – rede social não é lugar de brigas e discussões negativas;
3. Evite fazer das redes sociais o seu “diário” – publicar a cada 5 minutos as suas atividades fica esgotante e fatigante;
4. Preserve-se – seja discreto e saiba os momentos certos para usar qualquer rede social;
5. Pense no que você compartilha, com quem compartilha e a origem do compartilhamento – considere que tudo que você postar pode estar em domínio público;
6. Sempre faça log off – faça sempre log off do computador ao sair de sua mesa;
7. Cuidado com a ortografia e gramática – principalmente nas páginas de assuntos profissionais, o cuidado com a ortografia e a gramática deve ser constante, devido ao fato de ser algo muito cobrado pela sociedade e ser ferramenta de busca de vários internautas;
8. Evite o spam – o cuidado com o spam deve estar sempre presente, pois, às vezes, pode ser considerado vírus e o indivíduo ser excluído da rede social;
9. Cuidado com mentiras – seu perfil pode ser domínio público, assim como suas fotos. Preze por informações verdadeiras;
10. Procure dar sempre informações corretas – preze sempre pela veracidade dos fatos e das informações;

11. No Twitter, evite o flood e fique de olho na quantidade de RTs – cuidado com a quantidade de informação compartilhada;
12. Não fale mal de empresas ou pessoas – evite falar mal da empresa na qual você trabalha ou de pessoas de sua rotina;
13. Discurso de ódio – evite correr riscos desnecessários;
14. Palavrões – evite palavrões e coisas do gênero em seu perfil, porque você pode estar constantemente sendo observado, e também em qualquer outra página, pois pode causar denúncia e exclusão;
15. Evite fotos sensuais – fotos sensuais ou agressivas podem desmoralizar sua imagem.
Paulline Garcia
Comunicação Institucional CNJ
