Etiqueta nas redes sociais

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No dia 4 de fevereiro, o Facebook (FB) completou 10 anos de existência. Nesse tempo, modificou hábitos, criou outros e causou mudanças significativas na vida pessoal e no mundo corporativo. 

 

Com mais de 1 bilhão de usuários, o FB é a maior rede social do mundo. Em princípio, o site foi criado como forma de entretenimento para alunos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, mas acabou se tornando uma rede social para conversa, compartilhamento e até organização de movimentos sociais. 

Um em cada dois habitantes do planeta que tem acesso à Internet está cadastrado no Facebook.

 

Diante do gigantesco número de adeptos e, consequentemente, da repercussão que a troca de informações nesses espaços digitais proporciona, algumas regras de comportamento e de convivência devem ser levadas em conta para preservar o usuário. Pensando nisso, a equipe de comunicação institucional do Conselho Nacional de Justiça traz algumas dicas de como se relacionar e como construir uma imagem positiva nas redes sociais. Confira:

1. No caso de redes profissionais, fale de assuntos profissionais – procure falar sobre temas de interesse da organização em questão e que estão de acordo com seus valores;

2. Dê sempre opiniões construtivas – rede social não é lugar de brigas e discussões negativas;

3. Evite fazer das redes sociais o seu “diário” – publicar a cada 5 minutos as suas atividades fica esgotante e fatigante;

4. Preserve-se – seja discreto e saiba os momentos certos para usar qualquer rede social;

5. Pense no que você compartilha, com quem compartilha e a origem do compartilhamento – considere que tudo que você postar pode estar em domínio público;

6. Sempre faça log off – faça sempre log off do computador ao sair de sua mesa;

7. Cuidado com a ortografia e gramática – principalmente nas páginas de assuntos profissionais, o cuidado com a ortografia e a gramática deve ser constante, devido ao fato de ser algo muito cobrado pela sociedade e ser ferramenta de busca de vários internautas;

8.
Evite o spam – o cuidado com o spam deve estar sempre presente, pois, às vezes, pode ser considerado vírus e o indivíduo ser excluído da rede social;

9. Cuidado com mentiras – seu perfil pode ser domínio público, assim como suas fotos. Preze por informações verdadeiras;

10. Procure dar sempre informações corretas – preze sempre pela veracidade dos fatos e das informações;

 

11. No Twitter, evite o flood e fique de olho na quantidade de RTs – cuidado com a quantidade de informação compartilhada;

12. Não fale mal de empresas ou pessoas – evite falar mal da empresa na qual você trabalha ou de pessoas de sua rotina;

13. Discurso de ódio – evite correr riscos desnecessários;

14. Palavrões – evite palavrões e coisas do gênero em seu perfil, porque você pode estar constantemente sendo observado, e também em qualquer outra página, pois pode causar denúncia e exclusão;

15. Evite fotos sensuais – fotos sensuais ou agressivas podem desmoralizar sua imagem.

 

Paulline Garcia
Comunicação Institucional CNJ