No dia 31/05 é celebrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e parceiros em todo o mundo, o Dia Mundial Sem Tabaco. Uma oportunidade para se discutir sobre os riscos à saúde associados ao consumo de tabaco e promover políticas para redução do consumo. A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em busca da qualidade de vida dos servidores do Conselho, frisa que a prática regular de exercícios físicos é uma das soluções para aqueles de desejam largar o vício e adotar um novo estilo de vida.
Segundo o servidor e também professor de Educação Física, Raphael Mafra, da Seção de Benefícios (SEBEN), o tabagismo afeta a circulação de maneira aguda e crônica, prejudicando o transporte de substância e enrijecendo as artérias. Além disso, sustenta ele, o tabagismo contribui para o acúmulo de gordura na corrente sanguínea e para o aumento da frequência cardíaca.
“Confunde-se com preguiça a constante sensação de cansaço que o tabagista sente, sendo devido à má operação do organismo em função da baixa de oxigenação do sangue”, afirma o professor.
Quando o tabagista inicia uma atividade física, o corpo não reage de maneira adequada e pode apresentar dificuldades para respirar, bem como tontura, dores na região do tórax e arritmias. Para Raphael, todo exercício físico ajuda e melhora a condição do fumante, porém é preciso acompanhamento profissional para análise e avaliação de quais tipos de exercício são mais adequados.
“Se a pessoa quer parar de fumar, a motivação é muito importante. O exercício regular promove sensação de prazer, que estimula cada vez mais a repetir este comportamento e a deixar o cigarro em segundo plano”, ressalta o professor ao afirmar que o cérebro passa a se organizar de outra forma. As endorfinas, substâncias produzidas pelo corpo após a prática de exercícios físicos, podem ser usadas no combate ao tabagismo, pois ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, trocando o “prazer” de fumar pelo prazer de se exercitar, finaliza Raphael lembrando que o melhor mesmo, é deixar de fumar!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é considerado o maior causador de morte evitável em todo o mundo. Acesse e confira aqui, as unidades de tratamento contra o tabagismo em Brasília.
Tem alguma sugestão ou dúvida? Entre em contado com a SEGED pelo e-mail seged@cnj.jus.br ou pelos ramais 5134/5133.

SCS/SGP
