Notícias possuem autoria conhecida, informações falsas não
A campanha contra a veiculação de Fake News continua e hoje você pode saber mais dicas sobre como combater esse descaso com os fatos concretos.
– A informação foi publicada em portal conhecido?
Sempre verifique a origem da publicação do conteúdo que recebeu ou encontrou. Pesquise sobre o nome do veículo de comunicação ao qual a matéria está vinculada. Um portal de credibilidade sempre vai ter compromisso com a verdade ao entregar qualquer fato ao seu público.
– A informação é assinada por alguém conhecido?
Você conhece o autor do que está lendo? E, veja bem, não qualquer conhecido, mas um profissional da área. Fake News raramente possuem autoria conhecida, e, caso a informação possua algum nome famoso ou importante, pesquise bem: muitas vezes quem criou o falso boato colocou alguém renomado nos créditos, a fim de gerar um compartilhamento desenfreado, sempre visando à difamação.
A luta contra a veiculação de informações falsas conta com você, e o CNJ também ajuda a causa com o Painel de Checagem de Fake News. Você encontra a ferramenta e maiores informações sobre ela no próprio Portal do CNJ clicando aqui. A campanha continua, e semana que vem você encontrará mais dicas sobre como se prevenir e evitar a disseminação das Fake News.
Juan Espiñeira – 5403
Seção de Comunicação Institucional
