Fake News: notícias não apelam para seu compartilhamento

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Fake News: notícias não apelam para seu compartilhamento

Conteúdo falso não possui fonte segura e recorre a adjetivos que denotam importância.

A campanha de combate a FakeNews continua e hoje trazemos mais duas dicas de como ficar atento para evitar a disseminação dessas chamadas “notícias falsas”.
– A informação menciona terceiros, mas não diz o seu nome (famoso médico, famoso especialista, famoso jurista)?
É mais do que certo: é só ler qualquer informação falsa que você encontra um médico famoso, um renomado pesquisador, um importante especialista e outros adjetivos engrandecedores atrelados a uma profissão que dão alguma fala no meio do conteúdo. Contudo, sem nome, sem credibilidade. É dever de qualquer veículo de comunicação informar corretamente quem é a sua fonte, e isso costuma ocorrer em veículos de informação corretos e tradicionais.
– A informação pede para ser compartilhada?
Normalmente notícias não pedem para serem compartilhadas, o objetivo é informar. Já o objetivo das Fake News é contemplar o maior número de pessoas possíveis para chocar e gerar comoção sobre algo falso, então quase sempre haverá uma solicitação para o leitor compartilhar com o máximo de pessoas possíveis. Na dúvida, cheque antes de compartilhar!
A série de dicas de prevenção termina aqui, mas as Fake News não param e estão cada vez mais presentes no dia a dia virtual, então sempre fique alerta e tenha compromisso com a verdade. Além disso, o Painel de Checagem de Fake News está sempre disponível e pode ser encontrado no Portal do CNJ. Evitemos desinformar e gerar confusão entre a sociedade. O momento pede cautela e atenção redobrada, até na hora de ler as notícias.
Juan Espiñeira – 5403
Seção de Comunicação Institucional