Fake News: sempre suspeite do sensacionalismo

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Fake News: sempre suspeite do sensacionalismo

 

Informações falsas geralmente não passam por revisões e visam alarmar o leitor

A campanha contra a veiculação de Fake News não para, principalmente em um momento tão conveniente para elas atacarem. Hoje você pode saber mais dicas sobre como combater esse descaso com os fatos concretos.

– A informação tem erros gramaticais?
É mais do que certo de que veículos de comunicação que possuem credibilidade e compromisso com a verdade publicam todos os seus textos após revisão de grafia. Por isso, é sempre importante observar erros gramaticais presentes no conteúdo compartilhado, sejam eles simples ou graves. Persistindo, é sempre bom conferir a origem da notícia veiculada.
– A informação começa de modo alarmista?
Outro ponto constantemente presente nas Fake News é o modo como o título e o conteúdo são apresentados: sensacionalista. O principal objetivo dessas falsas informações é chocar o público e gerar uma comoção desnecessária sobre algum conteúdo do cotidiano. Por isso, diante de textos com o único objetivo de alarmar o leitor, duvide e confira a veracidade dos fatos.
A luta contra a veiculação de informações falsas conta com você, e o CNJ também ajuda a causa com o Painel de Checagem de Fake News. Você encontra a ferramenta e maiores informações sobre ela no próprio Portal do CNJ clicando aqui.
A campanha continua, e semana que vem você encontrará mais dicas sobre como se prevenir e evitar a disseminação das Fake News.
Juan Espiñeira – 5403
Seção de Comunicação Institucional