Fique atento ao que têm acontecido para não cair na armadilha.
Atacar e fraudar dados em servidores de instituições bancárias, comerciais ou governamentais não é uma tarefa simples, por isso golpistas vêm concentrando esforços por diferentes meios e discursos, a fim de enganar e persuadir as potenciais vítimas a fornecerem informações sensíveis ou a realizarem ações, como executar códigos maliciosos e acessar páginas falsas.
De posse dos dados das vítimas, os golpistas costumam efetuar transações financeiras, acessar sites, enviar mensagens eletrônicas, abrir empresas fantasmas e criar contas bancárias ilegítimas, entre outras atividades maliciosas.
Nas próximas matérias, você terá acesso a alguns dos principais golpes aplicados na Internet e alguns cuidados que você deve tomar para se proteger deles:
- Furto de identidade
- Fraude de antecipação de recursos
- Phishing
- Golpe do site de comércio eletrônico fraudulento
- Golpe envolvendo sites de compras coletivas
- Golpe do site de leilão e venda de produtos
Plataformas contra golpes
Caso identifique uma tentativa de algum desses tipos de golpe, é importante notificar a instituição envolvida, para que ela possa tomar providências. Alguns sites especializados divulgam listas contendo os golpes que estão sendo aplicados e de que forma. Veja em quais confiar:
-
- Monitor das Fraudes (em português)
- Quatro Cantos (em português)
- Snopes.com – Urban Legends Reference Pages (em inglês)
- Symantec Security Response Hoaxes (em inglês)
- TruthOrFiction.com (em inglês)
- Urban Legends and Folklore (em inglês)
Fonte: Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)
DTI/SECIN
