Para manter a saúde dos servidores em dia, o CNJ aderiu ao Programa de Exames Periódicos de Saúde (EPS), instituído pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde (SIS) do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por meio do programa, o STF envia e-mail no mês de aniversário do servidor alertando-o que é hora de fazer o check-up. O exame periódico é realizado em três etapas.
Na primeira, o servidor comparece à consulta médica no STF quando são avaliados fatores de risco, histórico familiar e doenças prévias. Nessa consulta também são solicitados exames laboratoriais, de acordo com o perfil de cada paciente.
A próxima etapa é a realização desses exames. A escolha do laboratório para realização dos exames fica a critério do servidor. O ressarcimento pelo CNJ corresponde ao reembolso de 80% das mensalidades do plano de saúde privado contratado pelo servidor. Os exames são determinados pela Administração Pública e há distinções entre homens e mulheres. Para mulheres é incluído exame ginecológico e de mama, a depender da idade da paciente. Para os homens a partir dos 50 anos, é prescrita a avaliação prostática.
A última etapa corresponde à apresentação dos resultados dos exames para o médico. Após avaliação, serão indicados procedimentos para manter ou melhorar o bem-estar dos servidores, como, por exemplo, dietas, prática de exercícios e até intervenção com medicamentos, dependendo do caso.
Até os 49 anos os exames são feitos a cada dois anos e a partir dos 50 são realizados anualmente. O médico pode solicitar retornos mais frequentes, a depender do caso, porém tais retornos não fazem parte do programa de exames periódicos.
Passo a passo – Para realizar o EPS é muito fácil. Siga as instruções abaixo:
- Após receber o e-mail com o convite para o exame no mês do seu aniversário, ligue para a recepção da SIS do STF (3217-3381 / 3217-3387 / 3217-3391);
- Marque o horário do exame em uma data dentro do mês de seu aniversário;
- Compareça a todos os exames solicitados pelos médicos e retorne à SIS para apresentar os resultados.
