Dúvidas frequentes

1. Por que criamos a proposta do CNJ Gestão?

Acreditamos que o CNJ Gestão criará uma rede de gestão colaborativa, em busca da excelência organizacional e da melhoria contínua da gestão. Além disso, promoverá a integração, o desenvolvimento de uma visão compartilhada e o aprimoramento do desempenho institucional. Destaque-se, ainda, o aproveitamento da expertise disponível no CNJ e a valorização das pessoas.

2. O que é o Programa CNJ Gestão?

O programa consiste na oferta de consultorias internas, versando sobre campos da ciência administrativa e áreas correlatas. A dinâmica das consultorias é nos moldes de coaching, ou seja, prestação de orientações práticas ao interessado, voltadas ao aprimoramento do trabalho.

3. Quais as modalidades de consultoria que serão oferecidas?

A. Livres

Consultoria livre é aquela em que o interessado solicitará atendimento sobre qualquer tema que desejar, desde que vinculado a alguma das áreas de atuação do programa.

O interessado solicita atendimento ao consultor interno responsável pela linha de atuação sobre a qual deseja orientação, devendo para tanto observar a agenda mensal de consultorias, divulgada na intranet.

B. Temáticas

Nas consultorias temáticas, o consultor é quem propõe um tema de atendimento, vinculado a sua área de atuação do programa.

Nessa modalidade, o interessado deverá contatar o consultor e solicitar participação, respeitado o limite inicial de três participantes.

4. Quais as áreas de consultoria do Programa?

Inicialmente, o programa atuará nas seguintes frentes:

  • Gestão de processos
  • Gestão de projetos
  • Gestão socioambiental
  • Gestão da qualidade
  • Gestão de equipes
  • Educação Corporativa
  • Organização
  • Normatização
  • Planejamento e indicadores
  • Metodologia de pesquisa
  • Gestão da Informação e do Conhecimento

Saiba mais detalhes em Áreas de Consultoria.

5. Como o usuário solicita os serviços de consultoria?

Todos os meses, será divulgada na Intranet a agenda mensal de consultorias (livres e temáticas). Para participar o servidor interessado deverá, até o dia anterior ao atendimento, ligar ou enviar email para o consultor interno e reservar horário. A garantia de vaga é por ordem de solicitação. Caso não agende antecipadamente e não haja agendamento feito, o interessado poderá telefonar no horário e ver se o consultor ainda pode recebê-lo.

6. Quem são os consultores internos?

Os consultores internos são servidores atuantes nessas áreas no CNJ, experiência e formação pertinentes à atuação. Além disso, serão orientados a desenvolver gradualmente a competência de coach. Acima de tudo, são pessoas que desejam incentivar a busca da excelência em gestão no CNJ.

7. Quem é responsável pela coordenação do programa?

O programa é coordenado pelo DGE/DION, dentro de um modelo de gestão participativa, no qual a equipe de consultores internos também participa do direcionamento do trabalho.

8. Quem é responsável pela formação dos consultores internos? 

Em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas/Seção de Capacitação, o Programa buscará investir na qualificação dos consultores, tanto em suas áreas de atuação quanto na formação específica em coaching. Além disso, a coordenação do programa (DGE/DION) realizará atividades em grupo, leituras, debates, mesas redondas, de modo que o grupo busque também o autodesenvolvimento.

9.  Quando o CNJ Gestão será implantado?

O lançamento do programa será em abril/2014. Para participar, basta verificar os dias e horários disponíveis e fazer contato para agendar.