O juiz auxiliar da presidência Antônio Carlos Alves Braga Júnior e o Secretário-Geral adjunto Marcelo Berthe visitam cartórios de registro de imóveis em Lisboa/Portugal e em Madri/Espanha, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/7) respectivamente.
Segundo Marcelo Berthe, o objetivo da viagem é conhecer o sistema digital de registro de imóveis utilizado naqueles países e avaliar a possibilidade de adaptar o modelo aos cartórios da Amazônia Legal.
“Sabemos da gravidade do problema fundiário na Amazônia, onde a proporção de terra registrada chega a ser superior à que os estados possuem, por isso a necessidade de utilizar um sistema que funcione, ou seja, não só consiga matricular e demarcar a área, mas também informe em que parte do todo essa área está inserida”, esclarece Berthe.
A digitalização dos cartórios é um dos projetos do CNJ que envolvem a modernização dos cartórios da Amazônia Legal; conservação, restauração e digitalização do acervo dos cartórios de registro de imóveis do Pará e a capacitação de magistrados para tratar da questão fundiária na Região.
GB/DA
