DF ainda precisa cadastrar biometria de 85% dos eleitores

  • Post category:Notícias

O recadastramento biométrico no Distrito Federal, que completou quatro meses na última sexta-feira (21/6), acaba em 31 de março de 2014, mas se o ritmo atual de procura dos eleitores pelo serviço continuar, serão necessários quase dois anos para todos terem as digitais coletadas pelo Tribunal Regional Eleitoral.

 

Aproximadamente 85% dos brasilienses ainda precisam atualizar o título, motivo de alerta segundo o especialista em direito eleitoral da Universidade de Brasília, Tarcísio Vieira: “o cidadão deve saber que sua principal arma é o voto. A biometria é seu passaporte para o processo eleitoral”, ressaltou.

Até ontem (24/6), 265.291 pessoas fizeram o cadastro das impressões digitais nos cartórios e postos eleitorais do DF, o que representa apenas 14,25% dos 1.863.883 eleitores esperados pelo TRE/DF até o fim da campanha, previsto para 31 de março do ano que vem.

Atualmente, para atender a crescente demanda, cerca de 260 servidores e estagiários do GDF e 100 militares do Exército foram disponibilizados para auxiliar no cadastramento biométrico. Esse reforço permitiu a ampliação do atendimento nos 25 cartórios e postos eleitorais do DF – agora todos funcionam continuamente das 8h às 18h, por agendamento.

Como agendar- A biometria é considerada uma tecnologia segura que consiste no cadastro de cada cidadão na Justiça Eleitoral pela impressão digital, para evitar fraudes na identificação durante as eleições, de acordo com o TRE.

O atendimento nos cartórios e postos eleitorais é feito somente com agendamento, por isso os interessados devem marcar horário pelo site do tribunal (www.tre-df.jus.br) ou pelo telefone 3048-4000, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Os eleitores têm até o dia 31 de março de 2014 para cadastrar as digitais, pois quem perder esse prazo terá o título cancelado e ficará impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte, tomar posse em cargo público e, ainda, votar nas eleições de 2014.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 22 milhões de brasileiros serão identificados pelas digitais nas eleições de 2014, por isso o programa de identificação biométrica está em curso em 22 estados e no Distrito Federal – 18,3 milhões de eleitores já foram cadastrados.

Geysa Bigonha, com informações da Agência Brasília