Presença necessária em toda parte no período natalino, a árvore de Natal, um pinheirinho adornado com lâmpadas, bolas multicores, algodão imitando neve e pisca-pisca, assim como os demais símbolos natalinos, tem sua origem explicada por mais de uma versão.
Uma delas diz que a escolha do pinheiro se deve ao formato triangular que representaria a Santíssima Trindade. Para alguns pesquisadores, essa tradição teve início em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.
Segundo essa versão, uma noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero se impressionou com a beleza dos pinheiros cobertos de neve sob as estrelas, reproduzindo a imagem com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, de algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a cena que havia visto na floresta.
Ao que tudo indica desde o século XVI o pinheirinho foi ocupando seu lugar nas festividades natalinas. Há uma referência, e talvez seja a mais antiga, ao uso de um pinheirinho novo e verdejante na ornamentação das casas e da Igreja, em Estrasburgo, França, por ocasião do Natal de 1539.
Mas teria sido Charlotte Elizabeth da Baviera, princesa do Palatinado, esposa do Duque de Orléans, quem teria introduzido a árvore de Natal na França, nas comemorações do natal de 1671. No reinado de Jorge III o costume teria passado para a Inglaterra e para a América do Norte, espalhando-se, em seguida, para o restante do mundo.
No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, significam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas, menos o pinheiro, uma árvore frondosa que simboliza a vida.
Quando montar? – Pela tradição católica, a árvore pode ser montada a partir do dia 30 de novembro, início do período do advento. Ela deve ser decorada aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/natal/arvore_natal.htm, com adaptações.
Monalisa Silva
