
A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud) deu posse aos novos membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal no último dia 30. A cerimônia foi realizada em Brasília, na sede da Fundação.
A solenidade contou com a presença do diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Conselho Deliberativo da Funpresp, Amarildo Vieira de Oliveira. Outras autoridades como o diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos de Paula, o secretário de Políticas de Previdência Complementar da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), Jaime Mariz, o diretor de Políticas e Diretrizes de Previdência Complementar da SPPC, Paulo César dos Santos, os conselheiros deliberativos e fiscais do primeiro e do novo mandato, entre eles o diretor-geral do CNJ, Rui Moreira, e servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União, além de toda a equipe da Funpresp-Jud, também compareceram à cerimônia.
A diretora-presidente da entidade, Elaine de Oliveira Castro, abriu o evento ao relembrar o trabalho exemplar e pioneiro dos membros do Conselho Deliberativo Provisório para implantar a Funpresp-Jud, em um esforço conjunto para superar os desafios que surgiram e alcançar os primeiros resultados. Ela ressaltou que o Conselho Fiscal, por sua vez, trabalhou arduamente para estabelecer um modelo inovador de atuação, embasado nas melhores práticas, exercendo seu papel de órgão responsável pelo controle interno e pela fiscalização dos atos de gestão.
Elaine ainda agradeceu, em nome da Diretoria Executiva, o trabalho desenvolvido pelos membros, a orientação e o apoio recebidos durante esse período de gestão, sem os quais os resultados obtidos não seriam os mesmos, e deu boas-vindas aos membros dos Conselhos provisórios que agora iniciam seu mandato e desejou a todos boa sorte e muito sucesso.
O diretor-superintendente da Previc, Carlos de Paula, enfatizou que o Poder Judiciário está sendo exemplo para o sistema fechado de previdência complementar. Parabenizou os primeiros conselheiros pelo exemplo dado nesse período de gestão, desde a implantação da entidade, e ressaltou o desafio de decidir implantar, gerir e fiscalizar os atos de gestão de uma fundação. Segundo Carlos de Paula, é uma grande responsabilidade contribuir para a qualidade de vida dos servidores públicos no futuro, quando se aposentarem. “A Funpresp-Jud pode contar com o apoio e a dedicação da Previc, desejamos muito sucesso aos novos conselheiros”, disse o diretor ao encerrar seu pronunciamento.
O secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz, reafirmou o apoio da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC) à Funpresp-Jud, “temos satisfação em apoiar a Fundação em muitos assuntos técnicos e temos certeza de que ela será um dos maiores fundos de pensão do País”.
O diretor-geral do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Conselho Deliberativo da Funpresp, Amarildo Vieira, falou sobre as dificuldades enfrentadas na implantação da entidade, parabenizou os que participaram nesse início, imbuídos pelo espírito de auxiliar os novos servidores, e registrou a satisfação de constatar que foram vitoriosos em suas tarefas.
O presidente do Conselho Deliberativo convidou todos os conselheiros eleitos e indicados para assinarem os termos de posse e, logo em seguida, homenageou os primeiros conselheiros da Fundação com um certificado de agradecimento pelo excelente trabalho prestado nos conselhos provisórios. Já a primeira presidente do Conselho Fiscal, Cícera Fernanda, fez o agradecimento em nome dos homenageados e se emocionou ao expressar sua gratidão por toda a equipe e por se lembrar da árdua tarefa que iniciou na implantação da entidade e concluiu com êxito ao encerrar seu mandato.
A nomeação dos membros foi realizada por meio da Portaria n. 81, de 29 de abril de 2015, do Supremo Tribunal Federal.
Funpresp-Jud
