Meta 6: Colabore com a preservação do meio ambiente

  • Post category:Notícias

Os presidentes dos 91 tribunais brasileiros traçaram 10 metas para serem cumpridas pelo Judiciário em 2010. Entre elas, a meta 6, que estabelece a redução de 2% do consumo per capita com energia, telefone, papel, água e combustível, em relação ao consumo de 2009.

Apesar de a meta só envolver os órgãos públicos do Judiciário, cada pessoa pode colaborar para a preservação do meio ambiente com a utilização consciente dos recursos naturais.

Algumas mudanças de hábito diminuem gastos com água, luz e combustível e, além disso, contribuem significativamente para a sustentabilidade do planeta. Escovar os dentes com a torneira fechada e passar menos tempo no banho são algumas dessas ações. Os modelos mais antigos de bacia sanitária com caixa acoplada, por exemplo, gastam em média 12 litros de água cada vez que a descarga é acionada. Se você usa o banheiro cinco vezes por dia, gasta 60 litros de água diariamente. Para reduzir esse consumo desnecessário, basta colocar uma garrafa PET (aquelas de refrigerante) de 2 litros, cheia de água, dentro da caixa d´água da bacia. Com isso, você economizará 2 litros por descarga ou 10 litros por dia.

Para economizar energia ao lavar e passar a roupa, use a máquina de lavar e secar com a capacidade máxima de roupa indicada pelo fabricante. Evite usar o ferro elétrico nos horários em que a televisão, o som ou o chuveiro estejam sendo usados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica. Acumule uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma só vez; primeiro as roupas delicadas, que precisam de menos calor e, no final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o calor do aparelho para passar algumas roupas leves.

Além dessas atitudes simples, você também pode exercer a cidadania. Não jogue lixo nas ruas e cobre providências dos governantes para dar tratamento adequado aos resíduos, por exemplo, desenvolver a coleta seletiva.

Outras dicas estão disponíveis na página principal da intranet.

GB/DA/ PV