Na semana das carreiras jurídicas, servidora fala sobre experiência na área jurídica

  • Post category:Notícias

Na terça-feira, 11 de agosto, foi comemorado com feriado em todo o Poder Judiciário o Dia das Carreiras Jurídicas. Neste dia, comemora-se a data da Lei do Império, que determinou a criação de cursos jurídicos no Brasil, em 11 de agosto de 1827. Os cargos preenchidos por servidores que possuem formação em direito são chamados de Analistas Judiciários – Área Judiciária. No CNJ, são 35 servidores neste cargo e Júlia Coutinho é um deles.

Servidora da Seção de Legislação (Seleg), ela conta que foi aprovada no Exame de Ordem da OAB em 2011, mas pouco atuou na advocacia, pois queria estudar para concursos públicos. “Prestei concursos para o Ministério Público da União (MPU), para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), para o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) e para a Polícia Civil do Distrito Federal”, afirma.

No CNJ há 9 meses, ela sustenta que sua função é diretamente interligada ao Direito, “Na Seleg tenho contato direto com o direito administrativo, especialmente com a Lei n. 8.112/1990, que rege o servidor público federal”. A servidora ainda conclui: “É gratificante poder aplicar a teoria no caso concreto”. 

Tradição  O dia 11 de agosto, também conhecido como o “Dia do Pendura”, é uma tradição do início do século XX. Comerciantes tinham o costume de homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. Até hoje, o dia é temido nos restaurantes, pois dizem que a tradição de comer sem pagar continuou a ser seguida.

Profissão – Para exercer a profissão de advogado, a OAB exige que o graduando faça exames. Segundo a Ordem, é missão deles zelar pela ordem jurídica das instituições, pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas e pela ampliação dos direitos da sociedade, em geral.

Advogados – Atualmente, o Brasil conta mais de 887 mil advogados, sendo, aproximadamente, 29 mil do Distrito Federal. O bacharel em Direito conta com um grande número de áreas de atuação, entre elas Cível, Penal, Trabalhista, Previdenciário, Criminal, Tributário, Econômico, do Consumidor, de Propriedade Intelectual, Empresarial, Comercial, Ambiental e Administrativo. 

 

Paulline Garcia
Comunicação Interna