Neste domingo (31/10) brasileiros decidem segundo turno das eleições

  • Post category:Notícias

Os brasileiros voltam às urnas neste domingo, 31 de outubro, para escolher o futuro presidente do país e alguns governadores. Quem não pode votar no dia 3 de outubro, poderá fazê-lo no segundo turno sem problema. Basta comparecer à sua seção com um documento de identidade com foto. Isso também vale para quem não conseguiu justificar a ausência do voto no primeiro turno, uma vez que o prazo para justificativa é de 60 dias, a partir da data da votação.

Todo eleitor com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Entre os 16 e 18 anos e acima dos 70 o voto é facultativo. Já os que estiverem fora do seu domicílio eleitoral precisarão fazer a justificativa eleitoral, mediante apresentação de um formulário preenchido nos Postos de Justificativa Eleitoral ou em qualquer Seção de Votação. Os formulários estão disponíveis no site do TRE-DF ou nos próprios postos.
 
Apenas os eleitores que registraram até o dia 15 de agosto a intenção de votar para presidente fora do domicílio eleitoral no primeiro turno poderão votar em trânsito. Esse tipo de voto só é possível para presidente: quem estiver viajando não poderá votar para governador.  
 
Para este turno valem as mesmas regras do primeiro. O horário de votação é das 8h às 17h e quem estiver na fila até o horário de encerramento receberá uma senha e poderá votar. Listagens com nomes e números de candidatos estarão afixadas nas seções eleitorais. O eleitor pode e deve levar uma “cola” com o número de todos os candidatos em quem pretende votar, mas não pode distribuir essa “cola” para outros eleitores.
 
Os sites do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br) e do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (http://www.tre-df.jus.br) esclarecem dúvidas sobre os procedimentos e locais de votação neste domingo.

Fonte: Supremo em Dia