O dia 6 de fevereiro, celebrado mundialmente, foca no uso seguro das redes.
O Safer Internet Day, comemorado hoje (6/2), é uma iniciativa anual com objetivo de envolver e unir os diferentes atores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias da Informação e Comunicações. Isso vale para as escolas, universidades, ONG’s e na nossa rede interna.
Ciente da importância do tema Internet Segura, o Conselho Nacional de Justiça , por meio do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI), está sempre atento a tudo que pode ser feito para maximizar a segurança dos usuários das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). Dessa forma, o ano de 2017 foi movimentado para a Segurança da Informação, tendo sido publicada a Política de Segurança da Informação, Portaria nº 47 de 29/11/2017, e mapeados os processos de Gerenciamento de Incidentes de Segurança da Informação e Gerenciamento de riscos, ambos disponíveis no Portal de Processos do DTI. Como resultado dessas iniciativas, o DTI foi capaz de atuar preventivamente contra incidentes cibernéticos, no CNJ, além das diversas #DicasdoDTI que sempre estimulam boas práticas enquanto usuários da Internet.
O DTI indica a todos os usuários do CNJ a se informarem mais sobre o tema, acessando a página do movimento internacional, que contém vários vídeos sobre o tema, além de outras informações, as quais podem ser importantes para sabermos como agir diante de ameaças virtuais e conteúdos maléficos à sociedade, como, por exemplo, denunciar a divulgação de vídeos impróprios e que atentam contra crianças e adolescentes.
SECIN/DTI, com informações do Safernet
