De acordo com o historiador Carlos Roberto Antunes dos Santos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1518, início do contato entre índios e espanhóis, o colonizador do México, F. Cortez, tomou conhecimento do peru como ave para alimentação exposta no mercado de Tenochtitlán, capital asteca. Foi ele quem levou alguns exemplares para a Europa.
A ave foi servida pela primeira vez na ceia de Ação de Graças em 1621, em Plymouth, Massachusetts, nos EUA. Naquela época, nas festividades, as pessoas alimentavam-se de gansos, cisnes e pavões, considerados aves nobres.
Entretanto, há relatos de que o peru teria sido servido como prato principal na ceia de Natal em 1525, na Inglaterra. O historiador conta ainda que a introdução e fixação do peru como prato principal na Europa e nas Américas, incluindo o Brasil, transformou a comemoração do nascimento de Cristo em ceia.
O ritual passou a ser entendido como expressão simbólica do sucesso ante as dificuldades enfrentadas ao longo do ano. No Brasil, dependendo da situação socioeconômica das famílias, além do peru assado, são servidos outros pratos como salpicão, saladas, bacalhau, arroz à grega, pernil, lombo, chester, tender, rabanada, pudim e muito mais.
Fonte:http://atualidade.portalmie.com/2011/11/13/por-que-o-peru-e-simbolo-de-ceia-de-natal/, com adaptações.
Monalisa Silva
