O Outubro Rosa chegou para conscientizar as mulheres do mundo todo sobre a importância de cuidar da sua saúde! O movimento busca chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e de seu diagnóstico precoce, já que esse é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres.
A campanha surgiu nos Estados Unidos, onde vários estados promoviam ações relacionadas ao câncer de mama no mês de outubro. Desse modo, o Congresso Americano estabeleceu outubro como o mês nacional de prevenção da doença.
Em 2002, o Outubro Rosa chegou ao Brasil. Brasileiras simpatizantes do movimento trouxeram o evento, já conhecido em diversos países, para São Paulo, iluminando o monumento Obelisco, no Parque do Ibirapuera. Em 2008, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também se vestiu de rosa para defender a campanha.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sabe da importância da prevenção ao câncer e, por isso, apoia o movimento. Em homenagem ao Dia internacional da luta contra o Câncer de Mama, o Portal do CNJ (www.cnj.jus.br) também se vestirá de rosa até segunda-feira (22/10).
