
O coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da UnB, Prof. Dr. Emil Hoffmann, foi recebido pelo Diretor-Geral do CNJ, Rui Moreira de Oliveira, juntamente com a Secretária de Gestão de Pessoas, Aline Ribeiro de Mendonça, para ministrar palestra sobre o curso de Mestrado Profissional em Administração Pública aos servidores do Conselho. De todos os participantes da palestra ocorrida na última sexta-feira (10/4), somente um não manifestou interesse em participar do curso. A adesão foi quase total.
Na palestra o professor falou sobre a o curso de Administração e o Programa de Pós-Graduação. Além disso, destacou atributos-chaves dos mestrados, ganhos verificáveis para os alunos, estrutura organizacional e corpo docente do programa. A duração do curso, disciplinas e metodologia de ensino e trabalho final também foram apresentados pelo professor. Clique aqui para ter acesso à apresentação.
Hoffmann também abordou os requisitos de ingresso no programa. Os interessados devem ter diploma de graduação em qualquer curso superior, realizar o teste classificatório da Anpad (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), que acontece em junho e setembro, e ser aprovado no processo seletivo, no qual inclui a proposta de trabalho – dentro da oferta de orientação, currículo e prova oral.
Sobre o teste, o professor fala que não avalia conhecimentos específicos. “É uma prova de raciocínio lógico, raciocínio quantitativo, inglês e português”. Na verdade, diz ele, a avaliação é em termos de habilidades de comunicação e de raciocínio. “É muito importante que o aluno se prepare para o teste, porque quando se tem uma posição muito ruim, segundo nossos dados, o sujeito não supera o processo seletivo”. Hoffmann ainda ressalta que a previsão é que o mestrado comece após a realização das duas edições do teste da Anpad, visto que o servidor pode participar das duas provas, podendo, ao final, apresentar a avaliação de maior nota.
De acordo com a secretária de Gestão de Pessoas, Aline Ribeiro de Mendonça, o mestrado trará inúmeras vantagens aos alunos servidores. Os benefícios são inúmeros e podem ser resumidos ao desenvolvimento de novas habilidades que impulsionam a carreira do servidor e o Poder Judiciário. “O mestrado é desafiador, cursá-lo e obter o título de mestre é motivador. Segundo ela, sem dúvida alguma, o resultado irá aumentar a qualidade da prestação jurisdicional e contribuir com a modernização da Justiça Brasileira. Para Aline, a expectativa é que os servidores participantes busquem enriquecer a produção científica com contribuições que possam ser aplicadas à realidade do Judiciário.
Seleção – Para a seleção do Programa de Mestrado Profissional em Administração, os interessados devem ficar atentos com a próxima etapa do processo seletivo, o teste Anpad, pois é considerado fundamental por classificar a avaliação. A edição junho de 2015 será realizada no dia 14/6, de acordo com as normas do Edital n. 02/2015. E a próxima edição deve acontecer em setembro deste ano.
Inscrições para o teste Anpad – Para realizar a inscrição, é necessário o cadastramento de dados pessoais que pode ser realizado por este link. Até o dia 29/4, a taxa de inscrição será R$270,00 e após este dia, até o dia 12/5, o valor sobe para R$310,00, não havendo devolução da taxa de inscrição em qualquer hipótese.
Para mais informações, entre em contato com a Seção de Educação Corporativa (Seduc) pelo ramal 5096.
Paulline Garcia
Comunicação Interna
