Pauliceia desvairada, Sampa, Locomotiva, Motor do Brasil… Dizem que se algo ou alguém é muito importante acaba por receber muitas denominações. São Paulo não foge à regra. A maior metrópole da América do Sul, com mais de 11 milhões de habitantes, completa, hoje, 459 anos de fundação pelos padres jesuítas. O marco de criação do povoado é o Pátio do Colégio, localizado exatamente no centro da capital.
São Paulo é o mundo… Impactante é ser recebido pelo concreto da cidade, sempre a ofertar um sem fim de encontros com a diversidade humana. Não tem jeito: São Paulo respira “o que está acontecendo”. É cosmopolita, complexa e, por isso, desperta amores e ódios compatíveis com o seu tamanho.
São Paulo, tão madura e tão emancipada! Ruas, arranha-céus e pessoas descoladas.
Sampa é um grande brinquedo sempre novo à espera de descobertas. Para o bem e para o mal, a cidade surpreende e deixa suas marcas a cada visita. Essa é a diferença das cidades “cidadãs do mundo”: não há como sair incólume da imersão em sua rotina. Segure o fôlego e entre de cabeça. Visite, conheça e desfrute de nossa Nova Iorque. São Paulo vale a pena!
O que não você não pode deixar de conferir na Pauliceia:
Museu de Arte do Estado de São Paulo (Masp)
Sala São Paulo (casa da mais importante orquestra brasileira: Osesp)
Bairro do Bexiga (ares italianos)
Bairro da Liberdade (ares japoneses, chineses e coreanos)
Av. Paulista
O centro: Pátio do Colégio, Catedral da Sé, Edifício Terraço Itália, antigo prédio do Banespa…
Luciana Assunção
