Pesquisa sobre ações federais na Justiça estadual ajudará a aprimorar gestão judiciária

  • Post category:Notícias

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de seu Departamento de Pesquisa Judiciária (DPJ), iniciou em junho uma consulta aos 27 tribunais de Justiça com objetivo de saber a quantidade de processos federais que estão sendo julgados pelo Judiciário estadual. A ideia é que, a partir dos resultados da pesquisa, seja aprimorada a gestão dos tribunais de Justiça e também seja elaborada uma política judiciária nacional. Os tribunais têm até 20 de julho para encaminhar as respostas ao CNJ e o relatório final sobre o tema deverá ser concluído em agosto.

Essa pesquisa é uma das ações que consta no Relatório de Iniciativas Prioritárias de Gestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relativo às atividades da instituição realizadas no período de 20 de maio a 20 de junho de 2012. O documento, com 46 folhas de textos, gráficos e fotos, traz ainda as ações relevantes do presidente do CNJ, ministro Ayres Britto, colhidas do portal de notícias do conselho na internet. “Este instrumento possibilita um balanço contínuo dos rumos da gestão e subsidia a elaboração dos relatórios geral e de transição”, ressalta o relatório, em sua apresentação.

O relatório assume configuração de publicação com periodicidade mensal, oferecendo, a cada mês, um balanço contínuo da gestão das ações prioritárias do Conselho que subsidia a elaboração dos relatórios geral e de transição. A periodicidade da publicação permitirá que se tenha uma perspectiva de cumprimento dessas atividades ao longo dos meses, bem como estimativa de sua conclusão. O conteúdo contempla informações prestadas pela Secretaria-Geral, Diretoria-Geral e Secretaria de Controle Interno.

Márcio de Morais

Agência CNJ de Notícias