Qualidade da Tecnologia da Informação do Judiciário aumentou, segundo pesquisa do CNJ

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Qualidade da Tecnologia da Informação do Judiciário aumentou, segundo pesquisa do CNJ

Levantamento feito pelo CNJ aponta melhorias na gestão em Tecnologia da Informação no Poder Judiciário

Equipe de TI do CNJ que realizou o Levantamento de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC do Poder Judiciário.Marcelo Lauriano, Lúcio Melre, Igor Guimarães, Antonio Melo. Fotografia: Luiz Silveira/Agência CNJ

Pesquisa sobre uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos tribunais e conselhos de Justiça, feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostra melhoria na gestão tecnológica do Poder Judiciário. Não há mais, em 2017, nenhum tribunal que se enquadre na categoria da pesquisa de baixo desenvolvimento tecnológico, ao passo que no ano passado havia quinze órgãos nessa condição.

O diagnóstico foi feito a partir do resultado do questionário sobre Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC, respondido por  92 órgãos do Poder Judiciário. Todos os tribunais e Conselhos responderam, à exceção do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselhos Superior da Justiça do Trabalho(CSJT). 

O levantamento de informações feito junto aos tribunais tem por base a Resolução CNJ 211, de 2015, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do poder Judiciário, válida para o período 2015/2020. 

Para o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do CNJ, Lúcio Melre, muitos tribunais conseguiram fazer melhorias e mudaram cenários inadequados retratados no relatório de 2016 sobre uso de tecnologia da informação. Melre, no entanto, alerta para a necessidade de se investir na contratação de  profissionais voltados para  área de TI.

O desempenho da área de tecnologia de informação e comunicação de cada um dos tribunais foi avaliado nas seguintes categorias: “baixa, satisfatória, aprimorada” ou “excelência”.

O cálculo desse índice foi concebido pelo Comitê Nacional de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, composto por representantes dos tribunais superiores, da Justiça Estadual, Conselho da Justiça Federal (CJF), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O índice obtido pelos tribunais no relatório também será utilizado para aumentar a pontuação no Selo Justiça em Números conferido pelo CNJ.

Os tribunais premiados com o selo serão conhecidos durante o XI Encontro Nacional do Poder Judiciário, que será realizado nos dias 20 e 21 de novembro em Brasília.

 

Acesse aqui ao resultado completo do Questionário de Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC 2017.

 

Agência CNJ de Notícias – com adaptações.