O ambiente de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Em razão disso, para se manter no emprego ou ser promovido, cada vez mais são necessárias qualificações e habilidades que vão além do conhecimento técnico ou da formação acadêmica. Mas também há obstáculos que dificultam esse aprimoramento, como, por exemplo, a questão financeira. Se esse é o seu caso, então invista em cursos on-line gratuitos.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece diversos cursos on-line gratuitos com certificação para diferentes áreas. A instituição é a primeira no Brasil a ser membro do OpenCourseWare Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Os cursos na área de Finanças Pessoais, de Sustentabilidade e de Inovação, Venture Capital e Empreendedorismo são alguns dos oferecidos pela FGV.
O Senado Federal disponibiliza cursos on-line criados pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Todos os cursos do ILB são gratuitos e abertos ao público em geral. Cada aluno só pode fazer um único cadastro e só pode se matricular em, no máximo, dois cursos, um com tutoria e outro sem.
Os cursos do ILB não têm como objetivo a preparação para concursos públicos e assemelhados, mas seu propósito principal é a difusão do saber. A reprovação implica o bloqueio por um mês para eventuais novas matrículas nos cursos sem tutoria e a desistência implica o bloqueio por três meses para eventuais matrículas nos cursos sem tutoria e por uma etapa para os com tutoria. Essa medida justifica-se pelo fato de os cursos serem gratuitos e pela sua grande demanda, o que impossibilita o atendimento simultâneo de todos os que participam do processo seletivo.
São fornecidos pelo ILB, apenas na data estabelecida, um certificado e uma declaração com o conteúdo programático para o aluno, que podem ser emitidos eletronicamente e impressos por ele mesmo.
Cursos em geral são de importantes para as pessoas se reciclarem, entrarem em contato com novas formas de pensar, estarem atualizadas sobre todos os temas do dia a dia e criarem novas capacidades e habilidades.
Os profissionais de todas as áreas não podem ficar estagnados no seu desenvolvimento pessoal. Sem a constante capacitação e reciclagem de conhecimento, as chances de almejar nova oportunidade de trabalho ou de subir dentro da empresa são bem menores.
Então, não fique aí parado. Recicle-se, renove-se, reinvente-se, redescubra-se!
Geysa Bigonha e Thaïs Magalhães
Comunicação Interna

