Redução no consumo de papel é prioridade!

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Redução no consumo de papel é prioridade!

Uso racional é necessário para alcançar a meta do PLS.

 

O Plano de Logística Sustentável do Conselho Nacional de Justiça (PLS-CNJ), aprovado pela Portaria nº 32/2017, instituiu como meta a redução de 10% no consumo de papel reciclado e não reciclado, e de 5% nos gastos com suprimento de impressoras no ano de 2018.

Como informado pela Seção de Almoxarifado, no período de Janeiro a Julho de 2018, foram gastas(os):

  • 741 resmas não reciclado (branco), o que corresponde a aproximadamente 65% do total da meta estabelecida para 2018;
  • 36 remas de papel reciclado, o que corresponde a aproximadamente 49% do total da meta estabelecida para 2018;
  • e R$ 69.813,72 com suprimentos de impressoras, o que corresponde a aproximadamente 54% do total da meta estabelecida para 2018.

Assim, a colaboração de todas as unidades com a redução do consumo de papéis reciclados e não reciclado e no uso racional do serviço de impressão é imprescindível para o cumprimento das metas estabelecidas no PLS.

Vale destacar que, no caso do Papel não reciclado (branco), se não houver a redução esperada do consumo, a meta não será cumprida, já que o saldo restante é de 399 resmas e deverá ser utilizado nos meses de Agosto a  Dezembro de 2018. Como o saldo restante para os cinco últimos meses do exercício ficou abaixo do previsto, em razão do consumo excessivo nos meses de Janeiro a Julho de 2018, há a necessidade do apoio de todas as unidades do CNJ para o alcance da meta.

Dentre outras medidas que poderão ser tomadas, as unidades do CNJ podem colaborar realizando as seguintes ações:

  • Imprimir rascunhos em folhas com um dos versos já utilizado;
  • Solicitar apenas o que será consumido no mês. Não só no caso de resmas de papel, mas também para qualquer outro material de expediente;
  • Não manter estoques nas unidades e devolver ao Almoxarifado o material solicitado e que não está sendo utilizado;
  • Utilizar os materiais apenas no desempenho das atividades da unidade, evitando utilizá-los para fins particulares, o que gera o aumento desnecessário do consumo;
  • Evitar a utilização de materiais fornecidos pelo CNJ, quando existem outros meios para realizar a atividade, como por exemplo o envio de correspondência (quando possível, e na maioria das vezes é possível, utilize e-mail e evite utilizar papel, cartucho de impressora, envelope, etiqueta, contrato com os correios ou o serviço de transporte do CNJ).

Se houver dúvidas, os servidores Fernando Dias Machado e Laerte Maurício estarão disponíveis nos ramais 4998 e 4996, respectivamente.

 

SAD/SECIN