Regras que contribuem para a relação profissional

  • Post category:Notícias

Boa educação é fundamental e um pouco de diplomacia não faz mal a ninguém. As regras de comportamento no meio corporativo ajudam a garantir clima de respeito mútuo e gentileza, favorecendo a saúde das relações profissionais. Então para que você fique por dentro das regras de etiqueta no trabalho, disponibilizamos a seguir algumas regrinhas sobre as mais variadas situações existentes no ambiente de trabalho. Confira:

Elevador

Se você se deparar com alguma autoridade no elevador, cumprimente-a com um bom-dia/bom-tarde/boa-noite e despeça-se com um até logo caso desça antes dele. Não puxe assunto – se ele quiser conversar com você, tomará a iniciativa.

Se estiver falando com alguém e o elevador chegar, é sempre bom interromper a conversa, inclusive os papos no celular. Quem está no elevador não tem nada a ver com os seus assuntos.


E-mail

A mensagem profissional deve ser formal, mas o tipo de relacionamento dá o tom. Se o destinatário é desconhecido, comece com ”Prezado fulano” ou ”Senhor fulano” e despeça-se com ”cordialmente”. Se for um cliente ou colega antigo ou amigo, tudo bem mandar um abraço.

Se a mensagem for realmente importante, convém pedir comprovante de recebimento de e-mail.
 

Reuniões

Se você chegar atradado à reunião, entre silenciosamente e sente-se no lugar mais próximo da porta e, no primeiro intervalo, desculpe-se com a pessoa que está chefiando o encontro.

Caso você precise sair no meio de uma reunião, se possível, converse antes com o chefe ou o condutor da reunião. Fique perto da saída e deixe a sala discretamente.


Colegas

Dizer ao colega que ele fala alto demais ao telefone é legal, mas seja cuidadoso na escolha das palavras. Você pode dizer: ”Desculpe, não me leve a mal, mas eu acabo perdendo a concentração…”

Se um colega pergunta quanto você ganha, você pode dizer que isso é uma questão particular e que não se sente à vontade para falar a respeito. Questões salariais não devem ser compartilhadas e ponto. Quem cometeu a gafe foi o colega ao perguntar. 


Chefe

É possível discordar do chefe sem melindrá-lo. Sem se exaltar, deixe claro que entende o ponto de vista dele, mas acha que a questão pode ser abordada de outra maneira. Exponha então seus argumentos com calma e diplomacia. Se possível, aproveite algo da ideia do seu chefe, adicionando sugestões.

Quando você está com muito serviço e seu chefe chega com mais tarefas, explique a ele tudo o que está fazendo e apresente soluções para o impasse. Pergunte se poderia deixar essa tarefa para outro momento. Senão, discuta com ele quais são as prioridades. 

Presentear o chefe é uma atitude aceita, desde que tenha um bom relacionamento com ele. Se a relação é distante, vai parecer bajulação. 

Celular

Se estiver aguardando uma ligação urgente e você irá para uma reunião de trabalho, explique a situação a quem estiver no comando do encontro. Sente-se perto da porta, deixe o celular no vibracall e saia da sala para conversar ao telefone.

Quando um colega não está na sala e o celular dele toca sem parar, jamais atenda! Celular é muito pessoal. Seu colega errou ao deixá-lo ligado enquanto estava fora. Comente o que aconteceu assim que ele retornar. Se o fato se repetir, como último recurso desligue o aparelho e peça, gentilmente, que ele faça o mesmo quando precisar sair.

Casamento

Você não precisa convidar todos os colegas de trabalho para o seu casamento. Todo mundo sabe que se casar custa dinheiro e pode compreender que o número de convidados seja limitado. Você também pode dizer que se trata de uma pequena cerimônia, para familiares, e não convidar ninguém.

Com relação ao rateio do presente de casamento de um colega é sempre mais sensato participar, mesmo que não vá à cerimônia ou não tenha sido convidado.

Família

No caso das mulheres que engravidam, o chefe deve ser o primeiro a saber da novidade no trabalho, quanto mais rápido isso ocorrer, melhor.

Se uma colega acabou de ter bebê, convém visitá-la apenas quando estiver em casa, mande flores e combine uma visita. Só os íntimos devem ir à maternidade.  

No caso de falecimento de familiares de colega com quem não você não tenha proximidade, o importante é ser solidário. Quando o colega voltar ao trabalho, você deve ir cumprimentá-lo, dizendo que soube do que houve e que sente muito pela perda.

Desligamento

Se você foi exonerado ou demitido da Instituição, você pode ir embora e mandar um e-mail para os mais chegados depois ou dizer tchau sem se prolongar. Evite reações muito emocionais – não esqueça que a empresa pode ser solicitada a dar referências mais tarde.

Almoços profissionais

Beber uma taça de vinho durante o almoço com os colegas não tem problemas algum, desde que saiba que uma taça não vai alterar seu comportamento.

Se o seu prato chegar bem antes, o correto é esperar até que todos estejam servidos.

Situações delicadas

Se você trabalha com alguém que tem mau hálito, é bom ser amistoso e dar um jeito de alertá-lo, por mais constrangedor que pareça. Ele certamente agradecerá.

Se você bebeu demais na festa de confraternização e não sabe se deu vexame, quando retornar ao trabalha, aja como se nada tivesse ocorrido e deixe o tempo cuidar do restante. Pedir desculpas ao chefe ou tocar no assunto com os colegas só piora. Você deve pedir desculpas apenas se tiver sido desagradável ou inoportuno com alguém. Nesse caso, vá diretamente até a pessoa ofendida e expresse seu arrependimento. E nunca mais cometa esse deslize de novo!