
Saiba o que aconteceu no evento.
Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ
Na tarde da segunda-feira (4/9) no auditório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a presidente do CNJ, ministra Cármen Lúcia, realizou a abertura e a instalação dos trabalhos da Reunião Preparatória do XI Encontro Nacional do Poder Judiciário. Na ocasião, a ministra agradeceu o trabalho comprometido dos servidores do Conselho Nacional de Justiça, que tem como ponto alto “[…] definir juntamente com todos os órgãos do poder judiciário o que é necessário para que o cidadão brasileiro tenha mais eficiência, com transparência no recebimento da justiça”.
O relatório Justiça em Números, divulgado no evento, é realizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) e traz informações atuais sobre a justiça brasileira. Sobre esse processo, a Diretora-Técnica do DPJ, Gabriela Soares afirmou que “[…] o trabalho árduo não é só a realização do relatório que está disponível a todos, mas principalmente fazer a verificação da qualidade dos dados porque chegam informações com muitas variáveis, diversos indicadores. Então o trabalho do DPJ é justamente traduzir em uma linguagem simples para que qualquer cidadão consiga ler e compreender os dados disponibilizados.” Gabriela ainda falou sobre a importância do trabalho em conjunto que ocorre nos CNJ envolvendo outras áreas como a Secretaria de Comunicação Social, responsável pela divulgação do relatório e apoio de produção, bem como com a Secretaria de Cerimonial e Eventos que colabora principalmente durante o evento de lançamento do documento.
Faz parte também da Reunião Preparatória o debate sobre as metas do poder judiciário. Sobre isso Fabiana Andrade, Diretora do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) comentou que ” é o DGE quem apoia as atividades relacionadas à formulação das metas nacionais. No segundo dia do evento, reuniões setoriais com os os segmentos de justiça promovem a elaboração da consolidação das propostas de metas de segmentos para apresentar ao CNJ. O DGE presta esse apoio e suporte técnico”. Fabiana Andrade ainda afirmou que, durante a reunião preparatória, o DGE divulgará as metas parciais até junho de 2017, para que os setores da justiça tenham um parâmetro do que fazer para o ano seguinte.
A apresentação dos resultados do Supremo em Ação e o painel “Judiciário em Pauta” com a participação dos jornalistas Frederico Vasconcelos, Eliane Cantanhêde e Miram Leitão, também ocorreram no primeiro dia da reunião que termina na terça-feira (5/9).
Jônathas Seixas – 5474
Seção de Comunicação Institucional
