Saiba como configurar sua assinatura digital no Outlook

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Saiba como configurar sua assinatura digital no Outlook

Na última semana, as chefias das unidades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cadastraram usuários no processo de certificação digital, que funciona como uma assinatura eletrônica.

A Seção de Atendimento ao Usuário do Conselho elaborou cartilha de orientação para usuários que possuem o certificado, com o propósito de orientá-los na configuração da assinatura digital de e-mails. Os requisitos necessários para fazer o procedimento são:

1. SafeNet Authentication Client Tools instalado
 
O SafeNet Authentication Client é uma ferramenta que gerencia autenticadores baseados em certificado, entre eles, dispositivos USB e dispositivos baseados em software.

2. Token com certificado digital válido

Tokens funcionam como dispositivos físicos que auxiliam o usuário quanto à segurança e privacidade pessoal ao gerar senha de proteção para contas de software e aplicativos.

Para iniciar o processo, basta inserir o token na porta USB do computador, certificar-se que foi reconhecido na máquina, abrir o Outlook e, de acordo com os procedimentos listados na cartilha, seguir os próximos passos.

A cartilha está disponível em PDF no portal da Intranet do CNJ, no menu Principal, aba Institucional, em Departamento de Tecnologia da Informação. 

A assinatura digital garante a identidade do emissor da mensagem, a integridade e a inviolabilidade do conteúdo encaminhado, torna a troca de e-mails mais segura, além de ser uma forma de lembrete da senha de certificação, visto que, casualmente, o Outlook irá solicitá-la. 

A Seção de Atendimento ao Usuário também pode configurar a assinatura para o usuário. Basta fazer a solicitação pelo ramal é 5454 ou pelo e-mail G-ATENDIMENTO.TI@cnj.jus.br

 

Paulline Garcia
Comunicação Institucional CNJ