Servidores, conselheiros e juízes auxiliares do CNJ têm à disposição o ownCloud, serviço de armazenamento de arquivos na nuvem – termo utilizado para o armazenamento de arquivos, de forma que sejam acessados por meio da rede local ou por internet.

Segundo Renato Franklin, chefe da Seção de Atendimento ao Usuário, o objetivo da ferramenta é permitir que os servidores compartilhem entre si arquivos de todos os tamanhos, incluindo aqueles que não podem ser enviados por e-mail. De acordo com ele, “além de servir como uma espécie de repositório pessoal de arquivos, o serviço pode ser acessado de casa ou de qualquer computador com acesso à internet, com a segurança da autenticação realizada por cada usuário, com o seu login de acesso à rede”.
O chefe da seção afirma que atualmente existem várias ferramentas públicas com a mesma funcionalidade do serviço, como o Dropbox e o Google Drive. O grande diferencial do Owncloud para as ferramentas públicas é o fato de que os arquivos ficam armazenados em servidores do CNJ, garantindo a segurança de qualquer informação trocada dentro da ferramenta. Esse fator permite o uso corporativo do serviço, sem o risco de ferir a integridade ou a confidencialidade das informações trocadas.
1. Quais são os recursos do sistema?
Renato: O recurso principal é justamente o armazenamento de arquivos na nuvem. Além disso, ele permite que o servidor compartilhe arquivos com outros servidores, controle a permissão de acesso aos arquivos (só leitura, leitura e escrita) e compartilhe até mesmo com usuários externos do CNJ.
2. O serviço só pode ser utilizado dentro do CNJ?
Renato: Não, o Owncloud pode ser utilizado por qualquer computador com acesso à internet. Basta que o servidor acesse o site http://www.cnj.jus.br/owncloud, utilizando o seu usuário e senha de acesso à rede do Conselho.
3. Como podemos otimizar o uso do serviço?
Renato: É uma ferramenta de uso simples. Acredito que o próprio manual disponibilizado informa todas as formas de utilização.
4. Alguma dica para quem vai usar/está usando a ferramenta?
Renato: Se o servidor estiver acostumado a usar outras ferramentas de armazenamento de arquivos em nuvem sincronizada com os seus arquivos pessoais, sugiro a utilização do cliente para desktop.
Em caso de dúvidas, acesse o manual do serviço ou entre em contato com os técnicos de atendimento de TI, pelo ramal 5454.
Comunicação Institucional
