Seção de Governança em Gestão de Pessoas do CNJ promove videoconferências com tribunais

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Seção de Governança em Gestão de Pessoas do CNJ promove videoconferências com tribunais

A intenção da iniciativa é fortalecer os laços com gestores dos tribunais brasileiros.

Para conhecer e entender as especificidades das áreas de gestão de pessoas dos tribunais brasileiros, a Seção de Governança em Gestão de Pessoas do Poder Judiciário (SEGGP) do CNJ desenvolveu o projeto ‘Conversando com Gestores’ que tem como objetivo estreitar a distância física por meio da tecnologia oferecida pelas videoconferências. A iniciativa possibilita ouvir os tribunais, conhecer suas ações na área de gestão de pessoas, referenciar as boas práticas e também identificar dificuldades.

O projeto que teve início em junho já promoveu quatro encontros virtuais. No primeiro com o tribunal paranaense foram discutidos temas como o déficit de servidores no 1º grau, a utilização de um sistema informatizado para gerenciamento de pessoas e também a possível criação de uma Divisão de Gestão por Competências no órgão.

O TJMG que participou da segunda videoconferência do projeto compareceu ao encontro com uma grande equipe de gestores de pessoas, que é proporcional ao tamanho do tribunal que hoje tem cerca de 15 mil servidores, segundo informações da diretoria executiva de desenvolvimento de pessoas. Na ocasião, salientou-se a importância de se conhecer a necessidade de movimentação de servidores já que atualmente há um desequilíbrio nas comarcas do tribunal mineiro em questão de número de servidores, assim como uma dificuldade em ceder servidores de uma área para outra.

Na videoconferência com o TJRS, o Diretor-Geral do órgão, Ivandre de Jesus Medeiros, ressaltou que todos os projetos desenvolvidos em gestão de pessoas estão de acordo com as resoluções do CNJ, como a Res. nº 240/2016. O Diretor-Geral disse ainda que estão sempre procurando se manter alinhados às estratégias do TJRS, que, por sua vez, estão também alinhadas ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça. O tribunal também conta com uma unidade responsável por cuidar do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho que dá suporte à área de gestão de pessoas.

Por fim, o encontro com o TJAP tratou de assuntos como o teletrabalho que já é realidade no órgão além da implementação de um programa de gestão por competências que ainda requer grandes avanços. Na ocasião, o TJAP publicou uma matéria em seu site sobre a experiência da videoconferência com o CNJ, que pode ser conferida clicando aqui.

O próximo ‘Conversando com Gestores’ está marcado para o dia 21 de setembro, com o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo e a ideia é contemplar nestes encontros todos os órgãos do Poder Judiciário que demonstrem interesse.

Se você tiver dúvidas e/ou sugestões entre em contato com a SEGGP pelo e-mail governancagp@cnj.jus.br ou pelo ramal 5100.

 

SEGGP/SECIN