Leia artigo de especialista que dá dicas sobre como conduzir um processo de delegação, um dos fatores de insatisfações identificados no nível gerencial.
![]() |
Uma das maiores insatisfações existentes no campo das competências gerenciais está situada no processo de delegação. Relaciono as lamúrias que tem dado mais audiência nas conversas com diretores, gerentes e supervisores.
“Meu chefe quer que eu faça todas as coisas exatamente iguais, da forma como ele faz. Isso me deixa muito irritado”. |
Exame de consciência
Faça exame de consciência a seguir:
Com base na sua vida real, imagine você sentado no seu “carro” no lugar conhecido como “carona”. O motorista é a sua mulher/marido, filho, ou um amigo próximo. Com todos, você tem liberdade de expressar suas opiniões e sentimentos. Como você se comporta, tanto do ponto de vista de reações físicas como psicológicas, quando alguém está dirigindo o “seu” carro?
Dois conjuntos de perguntas:
Conjunto A
Você quer que o motorista dirija exatamente como você dirige? Você acha que dirige melhor? Você sente-se inseguro, tenso e ansioso? Você sente uma enorme vontade, incontrolável, de “assumir a direção?” Você dá seguidas “sugestões” e “alertas” ao motorista sobre como conduzir o veículo? Como é o seu timbre de voz? Você “freia”, pressionando o pé direito no assoalho do carro, quando o sinal vermelho aparece repentinamente? Você quer chegar logo no local de destino?
Conjunto B
Você está confortável com o modo que o motorista vem dirigindo o “seu” carro na velocidade dentro da permitida? Você acredita na capacidade dele dirigir? Você está relaxado e tranquilo? Você conversa sobre variados assuntos? Você “esquece” que se encontra no “seu” carro? Você reconhece que os cuidados que o seu “motorista” tem são iguais aos seus?
Causas da indelegação
- Falta de confiança nas pessoas com quem trabalha.
- Medo de perder o controle da situação.
- Achar que quando faço, faço melhor, mais rápido.
- Dificuldades em aceitar que os outros façam ao seu próprio modo.
- Insegurança pessoal.
- Obsessão em colocar sempre um toque final nos trabalho.
- Confusão entre autonomia e independência.
Não irrite seus colaboradores
O processo de delegação de autoridade é o instrumento gerencial mais eficaz para fazer com que as pessoas se desenvolvam. Além do mais, é o mais barato e mais produtivo processo de treinamento que existe, pois acontece em cenário real e com isso o líder está executado uma de suas mais nobres funções: criar herdeiros do seu trono. O gerente só poderá ter condições de ser promovido, se tirar férias tranquilas, pois sabe que tem pessoas capazes e motivadas a ocuparem o seu atual cargo.
“Desenvolver” traz na sua origem um dos princípios da delegação: des (deixar) envolver.
Deixar de se envolver não significa abdicar, mas estar presente e sabendo o que os seus colaboradores estão fazendo.
Gerentes ignoram que a responsabilidade é indelegável. Os autênticos líderes sabem que, mesmo delegando, continuam responsáveis pelo êxito ou insucesso de seus liderados. O que se deve delegar é “a autoridade” para que as pessoas possam decidir o que fazer, sem recorrer, sempre, da concordância de seu supervisor.
Autonomia não é independência, agir isoladamente, sem levar em conta as implicações de seus atos para as outras pessoas ou unidades da organização.
Delegar exige conversar com os colaborares sobre: motivação, confiança, conhecimento do trabalho a ser delegado, habilidade para realizar o trabalho. Não se delega para as pessoas que não tenham condições mínimas para executar. Isso é irresponsabilidade.
Por J. A. Biscaia (consultor Sênior do INSTITUTO MVC nas Áreas de Motivação, Trabalho em Equipe, RH como Centro de Lucros, Técnicas de Apresentação, Comunicação, Gerência Empreendedora, Gestão de Pessoas e Diferenciais Competitivos para Gerentes.www.institutomvc.com.br. E-mail: imprensa@institutomvc.com.br)
HSM Online
_______________________________________________________________________________________________
Fonte: Supremo em Dia
