Nesta semana, de 12 a 18 de outubro, comemora-se no Brasil e em mais aproximadamente 150 países a Semana Mundial de Alimentação. A semana é uma extensão da celebração do dia 16 de outubro. A data foi escolhida como Dia Mundial da Alimentação porque neste dia, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural.
Nesse período, serão publicados na Intranet textos diários sobre o assunto produzidos pela equipe de Nutrição do STF. Boa leitura!





A importância do fracionamento das refeições*
O fracionamento das refeições ao longo do dia ajuda a reduzir a fome e evita o exagero nas próximas refeições. Além disso, o jejum prolongado pode causar a perda de massa muscular e, ao contrário do que se pensa, também o acúmulo de gordura, por meio de um mecanismo de defesa do próprio organismo. Recomenda-se que sejam feitas de 5 a 6 refeições diárias, em intervalos de 3 a 4 horas entre as refeições.
Café da manhã
Estudos mostram que as pessoas têm deixado de consumir o café da manhã, seja por falta de tempo para o preparo e consumo dos alimentos, pela falta de apetite ou pela busca do emagrecimento. Entretanto, esse hábito pode fazer com que o indivíduo passe a consumir alimentos muito calóricos em outros momentos do dia ou da noite, ocasionando um aumento de peso.
Os lanches
Os lanches também são essenciais, principalmente para manter o metabolismo acelerado, evitar “beliscos’’ e os exageros em outras refeições. Por incrível que pareça, lanchar pode ajudar a controlar o peso, desde que os lanches sejam saudáveis e controlados em calorias. Opções interessantes são frutas, barras de cereais ou de frutas, iogurtes desnatados, frutas desidratadas, biscoitos integrais, salada de frutas com cereais integrais, castanhas, etc.
Almoço e jantar
Para essas refeições, é fundamental que se tenha um prato bem colorido. Uma boa estratégia é preencher metade do prato com vegetais crus e cozidos de cores variadas e, na outra metade, um tipo de carne, o arroz e o feijão.
Se fizer questão da sobremesa, dê preferência a uma fruta ou doce de fruta. Se suas refeições são em restaurantes, fique atento aos pratos muito calóricos como os que são à base de creme de leite, maionese, queijos amarelos ou qualquer outro molho à base de gorduras e dê preferência às carnes grelhadas e sem molho.
Por último, uma dica importantíssima: beba muita água durante todo o dia (aproximadamente 8 copos ou 2 litros). O ideal é sempre carregar uma garrafinha com você.
E lembre-se: melhorar a alimentação é possível mesmo quando não há muito tempo disponível para isso. Procure se planejar para fazer as escolhas mais adequadas.
Ceia
Para quem janta cedo, pode ser necessário uma pequena refeição antes de dormir. Consuma algo bem leve como uma xícara de chá ou um copo de leite desnatado ou uma fruta.
* Por Jordana Queiroz Nunes Alves, estagiária de Nutrição, e Patrícia Radaelli, Nutricionista do STF
_________________________________________________________________
Notícia republicada do site Supremo em Dia.
