Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade tem programação na capital

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade tem programação na capital

As ações envolverão órgãos do governo de Brasília ligados ao trânsito, à segurança, à educação e à saúde.

De 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional de Trânsito. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o tema deste ano é: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Aqui no Distrito Federal, quando foi aberta a Semana Nacional do Trânsito 2016, a meta definida foi reforçar para os brasilienses a responsabilidade individual de cada cidadão no trânsito. A programação contará com 10 painéis informativos e um cinema a céu aberto, com energia elétrica gerada a pedaladas.

As atividades de Brasília estão acontecendo desde o dia 16/9 e ocorrerão até o dia 25/9. O Núcleo de Programa Educativo de Trânsito (Nupet) do Detran montou 10 polos para disseminar informações de diversos temas relacionados à mobilidade e à segurança. Na Rodoviária do Plano Piloto, o tema será Mobilidade Urbana; na estação do Metrô Parkshopping, pedestre e travessia segura; na Estrutural, próximo ao posto da PM, o tema será o ciclista; em Taguatinga, na Praça do Relógio, será motociclistas; e, em Planaltina, será álcool e celular no trânsito.

O Projeto Cine Pedal Brasil trará sessões gratuitas e ao ar livre com os filmes “Bike vs Carros” e “O Menino e o Mundo”, com o público gerando eletricidade ao pedalar em bicicletas. Os participantes precisam gerar no mínimo 1.300 watts para o cine funcionar. Os equipamentos serão montados na Praça do Museu Nacional e funcionarão das 16h às 22h. O projeto já passou por Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG. Após passar pelo DF, o Cine Pedal irá para Goiânia/GO, Salvador/BA, Recife/PE e Natal/RN.

O Detran é o órgão responsável por coordenar as ações. Além do departamento, vão participar das campanhas a Polícia Militar, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), a Secretaria de Mobilidade (Semob), a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, a Secretaria de Educação, a Universidade de Brasília (UnB) e grupos de ciclistas, de escoteiros e de motociclistas.

 

Informações do Denatran e do Correio Braziliense.