
Melhor condicionamento físico, boa concentração e coordenação, eliminação de estresse e ansiedade, além do gasto calórico de cerca de 470 calorias por hora/aula são alguns dos benefícios que o wakeboard, uma mistura de surf com snowboard, traz para a rotina pessoal e profissional de Davi Alvarenga Balduino Ala, servidor da Seção de Autuação e Distribuição da Secretaria Processual. “O contato com a água, as amizades que são construídas e a intensidade do esporte ajudam a levar uma rotina de forma mais leve!”, afirma o servidor.
Aluno há 10 meses da escola Wakeboard Team, voltada para a prática do esporte em Brasília, Davi conta porque ingressou na escola. “Comecei a fazer wake porque sempre gostei de esportes com prancha, velocidade e água. O Lago Paranoá é enorme, limpo e muito propício para esportes náuticos. Ao procurar a escola, fiquei sabendo de valores e os equipamentos necessários”.
Questionado sobre como concilia a rotina de treinos com a do trabalho e sobre os equipamentos necessários para a prática da atividade, Davi afirma que “as aulas de wake duram, em média, 30 minutos. Por isso, é possível fazê-las pela manhã, antes do expediente, ou nos finais de semana. Gosto de ir mais sábado ou domingo, porque tenho a oportunidade de levar a namorada, também adepta ao esporte”. Ele ainda completa “para praticar wake, são necessários prancha própria, com botas fixas, além de colete e a corda com o manete para ser puxado pelo barco. Existem alguns “cable parks”, em que o atleta é puxado por um sistema de torres e roldanas, sendo dispensado o barco”.
Para os iniciantes ou interessados em fazer o esporte, o colega do CNJ afirma que em boas escolas não há necessidade de se preocupar com equipamentos como prancha, colete e botas, pois já são fornecidos e incluídos nos valores das aulas. Ele ainda dá dicas para quem gostaria de praticar wakeboard ou atividades parecidas, “O wakeboard é um esporte que vem crescendo muito no Brasil. Em Brasília, já existem em torno de 300 praticantes. Em Goiânia, minha cidade natal, está sendo construído o maior cable park da América Latina (Sunset Cable Park)! Para aqueles que gostam de esportes na água, o wake é muito divertido e desafiador. Persistência é a palavra-chave!”.
Para inserir o esporte na rotina diária, é importante escolher uma atividade que dê prazer e que seja adequada ao seu estilo de vida, a fim de garantir saúde e bem-estar!
Deseja compartilhar seu estilo de vida na Intranet? Mande e-mail para g-intranet.cnj@cnj.jus.br.
Paulline Garcia
Comunicação Interna
