Servidor vai a Rio Branco implantar educação a distância no TJ/AC

  • Post category:Notícias

O chefe do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD), Diogo Albuquerque Ferreira, está em Rio Branco/AC, para implantar a Educação a Distância (EaD) no Tribunal de Justiça daquele Estado.

A convite da desembargadora Eva Evangelista, diretora da Escola Superior da Magistratura do TJ/AC, o servidor está ministrando duas oficinas sobre o funcionamento dessa modalidade de ensino.

Uma das oficinas é realizada com o pessoal do Departamento de Tecnologia da Informação, que será responsável pelo Moodle, ambiente virtual de aprendizagem. A segunda, acontece com a equipe da Escola de Magistratura, que cuidará dos projetos relacionados à EaD.

Com as oficinas, os estudantes vão aprender como customizar o Moodle, instalar plugins e fazer backups. Também conhecerão os aspectos tecnológicos e pedagógicos da educação a distância. Diogo aponta várias vantagens dos custos a distância, como a redução de custos com infraestrutura e o deslocamento para a frequência nos cursos presenciais, além da flexibilidade de horários.

Segundo o servidor, após as duas oficinas, a Escola da Magistratura do TJAC estará pronta para iniciar suas atividades. “Em estados com grande extensão territorial ou com  dificuldades de locomoção, a educação a distância pode ser a única forma de capacitar magistrados e servidores que trabalham nas cidades do interior. Onde houver um computador com acesso à Internet, haverá uma sala de aula”, completou.

O ensino a distância ainda sofre obstáculos para ser utilizado nos tribunais, porque não existem muitos cursos no mercado. O CNJ, entretanto, oferece diversos treinamentos para serem compartilhados com os órgãos do Judiciário.