
Curso sobre horta ensinou o cultivo de alimentos para consumo doméstico.
Servidores e colaboradores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participaram do curso “Horta em Pequenos Espaços” na quarta-feira (6/6), um treinamento oferecido pelo órgão dentro da programação semanal do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.
A proposta foi estimular a consciência ambiental, incentivando as pessoas a se dedicarem ao cultivo de alimentos para o consumo doméstico, ainda que em pequenos espaços, numa postura de dedicação e atenção a hábitos alimentares mais saudáveis e práticas que estimulam a qualidade de vida.
O curso, divido em uma parte teórica e prática, foi ministrado pela engenheira agrônoma da Embrapa Hortaliças, Caroline Reyes, que enfatizou aos participantes que o plantio pode ser feito ainda que não se disponha de uma casa com quintal ou de um apartamento com varanda
“O cultivo de uma horta para a produção de hortaliças de qualidade pode ser feito com o aproveitamento de pequenos espaços, ainda que seja em uma kitinete de 30 metros quadrados. Havendo uma parede na qual haja luz do sol por quatro ou cinco horas já conseguiremos ter uma horta”, disse Caroline Reyes.
A engenheira agrônoma transmitiu um passo-a-passo completo para o cultivo de hortaliças, com dicas sobre o local de plantio, escolha dos recipientes a serem usados, uso de sementes, produção de mudas, incidência de luz, quantidade de água para a irrigação e controle de pragas.
Destacou, também, que o plantio requer um solo rico em nutrientes, ensinando aos participantes como preparar a terra e fazer a adubação periódica para que a muda se desenvolva, cresça e reproduza.
Terapia ocupacional
Em meio à conversa ela chamou a atenção para a satisfação que esse tipo de tarefa desperta nas pessoas. “Não deixa de ser uma terapia ocupacional e momentos de integração familiar, na hora que a gente mete a mão na terra já há uma descarga de energia. É algo muito prazeroso”, comentou.
Uma das participantes do curso, Juceli Faria, da Divisão de Gestão Estratégica (DGE), falou da satisfação em ver o verde brotar da terra. “Gostei muito do curso e vou colocar em prática para cuidar melhor das plantas que tenho.”
As técnicas vã
o ajudar também o Alessandro Guimarães Barbosa, do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI). Já com experiências com o manejo de terra, alfaces e formigas comedoras de folha, ele pretende aperfeiçoar seus métodos a partir das dicas transmitidas. “O curso foi bom e sugiro que das próximas vezes haja mais tempo para tirarmos dúvidas”, sugeriu.


Para os que tiverem interesse em saber mais sobre o tema, a engenheira agrônoma recomenda uma visita ao site da Embrapa, que possui cartilhas com informações sobre o cultivo de alimentos para consumo doméstico.
Confira o álbum de fotos do curso “Horta em Pequenos Espaços”
Luciana Otoni
Seção de Comunicação Institucional
Ramal 5474
