A partir desta segunda-feira (1º/3), quinze servidores do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) participarão do curso “Fundamentos de ITIL V2 e V3”, oferecido pelo CNJ.
O curso de capacitação ocorrerá nos dias 1º, 3, 4, 10, 11, 15, 17 e 18 de março de 2010, no laboratório de informática do STF (Térreo do Anexo I), das 19h15 às 22h15, com intervalo de 15 minutos. As aulas, distribuídas em oito encontros, serão ministradas pelo servidor Olívio Fernandes Balbino, assessor de Políticas de Tecnologia da Informação do DTI.
O objetivo é promover o desenvolvimento dos servidores do CNJ que atuam no gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Ao fim do curso, o participante deve estar apto a registrar, gerenciar e melhorar os processos de ITIL; analisar os processos de gerenciamento de serviços em TI dentro de uma organização; desenhar a estrutura organizacional dos processos implementados; descrever processos de gerenciamento de serviços em TI e identificar habilidades gerenciais requeridas de gerente de serviços em TI.
ITIL – No fim da década de 80 e início de 90, o Reino Unido criou uma documentação baseada nas melhores práticas de Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI). Estas práticas foram mais tarde intituladas Information Tecnologie Infrastructure Library (ITIL). Esta primeira versão cresceu até chegar a mais de 40 livros e despertou interesse da comunidade de GSTI. Nos anos 90, o sistema ITIL começou a se tornar popular. Entre 1990 e 2004, foi produzida a versão 2 do ITIL, contendo um total de 9 livros e em 2007, finalmente a versão 3, com 5 livros.
Durante sua evolução, o ITIL se consolidou o mais bem aceito e utilizado framework de gestão de serviços de TI em todo mundo. Entre os motivos, destacam-se as boas práticas, de alcance mundial, uma reunião de conhecimentos das empresas em relação à GSTI. O ITIL é uma moderna ferramenta capaz de aprimorar a qualidade dos serviços em Tecnologia da Informação de instituições públicas e privadas.
GB/DA
