
Começou hoje, 22/4, o curso de Treinamento de Gestores em Gestão do Desempenho, promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e coordenado pela Seção de Seleção e Gestão de Desempenho (SEGED). O objetivo do curso é treinar gestores do CNJ no Programa de Gestão do Desempenho (ProGD).
Na oportunidade, o diretor-geral, Rui Moreira, e a Secretária de Gestão de Pessoas, Aline Ribeiro de Mendonça, participaram da abertura do evento. A primeira turma do treinamento com 18 gestores do Conselho, foi ministrada pelo chefe da SEGED, Mário Oliveira, e pelas servidora Meg Ávila e Liliana Cristina.
“O recado que eu deixo pra vocês é que esta é uma tarefa em que os frutos irão reverter não só pra equipe de vocês, mas para a instituição como um todo”, disse o diretor-geral, que também fará parte do treinamento. De acordo com ele, as horas que serão dedicadas nesse programa durante o ciclo de gestão, formação e avaliação têm como objetivo a “melhoria de performance na gestão que, por meio desse processo, irá melhorar a organização”. Além disso, Rui Moreira afirmou que pretende conhecer melhor a cultura em relação ao Programa de Gestão do Desempenho e “agregar algo em relação a experiência que tenho, porque é um tema que nos engrandece como gestores”. Por fim, desejou que todos aproveitem bem essa oportunidade.
A secretária de Gestão de Pessoas, Aline Ribeiro de Mendonça, destacou a importância do programa e sustentou os benefícios que o curso trará para os servidores. “É importante criarmos uma cultura de busca da excelência e do aperfeiçoamento de melhoria”. Segundo ela, um dos macro desafios do Poder Judiciário pra 2015-2020 é a melhoria da gestão de pessoas. Dessa forma, sustenta a secretária, “temos de estar alinhados buscando atingir a missão e visão das nossas unidades e do próprio CNJ da melhor forma possível. Só vamos conseguir alcançar esse desafio com comprometimento de todos que estão aqui e de todos os servidores.
Aline afirmou que gerir o desempenho é um processo contínuo que possui três etapas: o planejamento, o acompanhamento e a avaliação. Fazendo isso, de acordo com ela, “buscamos o aperfeiçoamento do resultado não só da pessoa, mas da equipe e o CNJ como um todo. Aproveitem a oportunidade”, finalizou a secretária da SGP.
Temáticas como o papel do gestor no desempenho de pessoas no contexto da Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário, a definição de gestão de desempenho bem como a gestão de desempenho do CNJ foram abordados, além de outros assuntos como práticas gerenciais que impactam na gestão do desempenho, dificuldades em gerenciar pessoas, aumento da produtividade da equipe, feedback e avaliação de desempenho como um programa continuado para alcance de metas.
Sobre o treinamento – O Programa de Gestão do Desempenho (ProGD) foi estabelecido pela Instrução Normativa nº 18 de 2009. Segundo a norma, o treinamento dos gestores é obrigatório, pois compete a eles conhecer e criar condições para implantação e manutenção do programa na sua unidade de trabalho.
Turmas – O próximo encontro será realizado amanhã, 23/4, na 702 Norte, de 14h às 17h.
Para mais informações, envie um e-mail para seged@cnj.jus.br.
Paulline Garcia
Comunicação Interna
