
Prontos para mais #DicasdoDTI? Desta vez, falaremos sobre os indesejáveis Spams!
Spam é o termo utilizado para se referir aos e-mails não solicitados e que são enviados para um grande número de pessoas. O Spam se assemelha a outras formas de propaganda, como, por exemplo, os panfletos recebidos na esquina. Porém, o diferente é que o Spammer (aquele que envia o e-mail) precisa investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos objetivos e em uma escala maior. Os spammers utilizam diversas técnicas para coletar endereços de e-mails, desde a compra de banco de dados até a produção de suas próprias listas, geradas a partir de combinações alfanuméricas e o uso de códigos maliciosos projetados para varrer computadores infectados em busca de endereços de e-mails. Depois disso, os spammers confirmam os endereços de e-mails com base nas respostas dos servidores, para terem certeza de que se trata de e-mail válido.
Spams estão diretamente associados a ataques à segurança da internet, sendo um dos grandes responsáveis pela propagação de códigos maliciosos, aqueles códigos que conhecemos melhor aqui nas #DicasdoDTI. Veja só algumas coisas que eles podem fazer com você:
– Perda de mensagens importantes: devido ao grande número de spams recebidos, você pode passar direto por mensagens importantes ou até apagá-las por engano;
– Conteúdo impróprio ou ofensivo: como grande parte dos spams tem o envio aleatório, é possível que você receba algo que julgue impróprio;
– Não recebimento de e-mails: caso o número de spams recebidos seja grande e você utilize um serviço de e-mail que limite o tamanho de sua caixa postal, o risco de lotar a sua caixa é grande e, até que você consiga liberar espaço, ficará impedido de receber novas mensagens.
Como identificar Spams e se prevenir?
– Apresentam cabeçalho suspeito, faltando informações, como o destinatário.
– Apresentam no campo Assunto (subject) palavras com grafia errada ou suspeita, ex: amigo@.
– Apresentam no campo Assunto textos alarmantes ou vagos.
– Baseiam-se em leis e regulamentos inexistentes.
Dica do DTI: procure filtrar as mensagens indesejadas, por meio de programas instalados em seu computador e seja cuidadoso ao fornecer seu endereço de e-mail. Existem situações em que não há motivo para que o e-mail seja fornecido, como ao preencher um cadastro. Essa dica serve para que você possa acessar seu computador em casa ou em qualquer outro lugar com mais segurança. Já aqui no CNJ, as estações de trabalho estão automaticamente prevenidas. Para a nossa alegria, as ferramentas SpamAssassin e Exchange protegem nossos computadores e bloqueiam aquela avalanche de e-mails indesejados!
É isso aí! O DTI está à disposição dos usuários para quaisquer questões, dúvidas ou ajuda, no que se refere aos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ. Até a próxima dica!
Fonte: CERT/BR
DTI/SECIN
