A programação inclui palestras, rodas de conversa e até uma sessão de cinema!
Tristeza e angústia são sentimentos comuns à todas as pessoas diante dos acontecimentos difíceis e desagradáveis da vida. Mas é preciso estar atento, pois estes podem ser indícios de um problema de saúde mental. Diante disso, o Supremo Tribunal Federal preparou uma programação especial voltada ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio feita pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).
Ao apoiar a iniciativa, o STF busca sensibilizar o público sobre a necessidade de discutir temas relacionados, como saúde mental, empatia, resiliência e autoconhecimento. Neste ano, as atenções se voltam principalmente à população jovem, parcela da sociedade em que o problema é crescente.
Programação aberta
No dia 20/9 (sexta-feira), das 16h às 18h, é dia do Cine SER CVV, com direito a suco e pipoca, onde será apresentado o filme Stone, seguido de roda de conversa sobre resiliência. A mediadora será a representante do CVV Maria Amélia dos Santos. Clique aqui para fazer a inscrição.
No dia 23/9 (segunda-feira), das 14h às 15h, será a vez da Roda de Fala “Quem já vivenciou ou acompanhou uma situação de depressão ou suicídio e quais estratégias utilizou para lidar com a situação?”. Participarão o enfermeiro da Secretaria de Serviços Integrados da Saúde (SIS) do STF, Pedro Izidoro e a presidente do Movimento Integrado de Saúde Comunitária do DF, Fátima Dias. Não é necessário se inscrever previamente.
A palestra “Desafios da juventude atual: uma abordagem espiritualista ampliada pela antroposofia”, no dia 27/9, às 16h, será ministrada pelo médico Paulo Tavares, presidente regional do DF da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA). A atividade abordará as atuais questões emocionais na infância e na adolescência (como ansiedade, depressão, automutilação) a partir de uma visão espiritualista ampliada pela antroposofia (doutrina que envolve ciência, espiritualidade e autoconhecimento). Clique aqui para fazer a inscrição
Se você sente que precisa de ajuda, o CNJ conta com uma equipe de psicólogos da Seção de Seleção e Gestão de Desempenho (SEGED), basta entrar em contato pelos ramais 5093 e 5134.
Acesse aqui uma tabela com outros locais que podem ajudá-lo ou ajudar alguém que você conhece.
Raphael Cortonesi – 5403
Seção de Comunicação Institucional
