Três coisas que os líderes precisam saber…

  • Post category:Notícias

Líderes são constantemente postos à prova pelas pessoas. Diante disso, o que o líder precisa saber para exercer uma liderança eficaz?

 

Liderar é influenciar pessoas: diz um dos maiores especialistas no assunto, John Maxwell. Contudo, é importante que os líderes saibam que, ao influenciarem, são constantemente postos em prova pelas pessoas. Diante disso, saber coisas básicas, porém muito importantes, será fundamental para exercer uma liderança eficaz.

1. CREDIBILIDADE: Para ser líder com credibilidade, você precisa fazer com que sua vida corresponda à mensagem que você prega. Se seu caráter é inconsistente com sua comunicação, isso apenas ratifica que você não é uma pessoa confiável. Por outro lado, se seu caráter é consistente com aquilo que você fala, isto reforçará o que você tem a dizer. E fará com que todos queiram ouvi-lo. 

2. COMPROMETIMENTO: As pessoas nunca estarão mais comprometidas do que seu líder. Todo marinheiro sabe que é impossível pilotar um navio que não esteja se movendo para frente. Quando não se tem impulso, até as tarefas mais simples podem parecer problemas insuperáveis. Enquanto um bom líder mantém o impulso, um grande líder o aumenta com seu comprometimento. 

3. BAGAGEM PESSOAL: Todos os líderes precisam lidar com sua bagagem. Isso é inevitável. Quando um líder assume um cargo dentro de uma organização sucedendo outro líder, ele herda todos os problemas. Mesmo os líderes que fundaram suas próprias organizações trazem, para o presente, uma bagagem pessoal adquirida nos anos passados.

De uma forma ou de outra, o líder precisa vencer batalhas que envolvam problemas do passado. Elas podem ser tradições às quais as pessoas se apegaram, apesar de serem ineficientes. Podem ser pessoas com baixo desempenho que precisam ser substituídas ou a necessidade de ter de se deparar com erros de julgamentos feitos por seus antecessores. Seja o que for, você precisa reunir coragem para resolvê-los.

Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação.
Fonte: RH Portal